UEMA promove ciclo de palestras sobre Câncer de Mama


Por em 1 de novembro de 2017



IMG_3196O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. É necessário ficar atenta aos sintomas, fazer o check-up anual, exames preventivos e o tratamento assim que a doença for descoberta.

No mês de Outubro é realizado o movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama, conhecido como “Outubro Rosa”, a iniciativa objetiva sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce. Diante disso, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Serviço Social e Médico, realizou na tarde de ontem (31), no auditório do Curso de Ciências Biológicas – Campus Paulo VI, um ciclo de palestras sobre o tema “A Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama”.

O enfermeiro do Hospital São Domingo, Wilandson Neponuceno Martins; a dentista Jacqueline Rosa e a médica do Posto Médico, Dra. Purcina Santos foram os palestrantes que apresentaram informações sobre os sintomas, autoexame, fatores de risco, tratamento e exames clínicos para detecção da doença.

IMG_3230De acordo com a assistente social da UEMA, Renata Azevedo o objetivo do evento é atingir o máximo de pessoas possível com informações da importância da prevenção do câncer de mama. “É necessário que a mulher tenha esse cuidado desde cedo, saiba um pouco mais sobre a doença, os sintomas, os métodos preventivos, a importância de ir ao ginecologista e como identificar o câncer de mama. Essa ação que estamos realizando é um trabalho de divulgação, voltada para a qualidade de vida da comunidade acadêmica”.

A ação contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Eurofarma e da FAPEAD.

IMG_3186O câncer de mama inicialmente é assintomático. As formas mais fáceis de se descobrir logo no início são por exames como: mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. O autoexame também é de grande importância. Algumas alterações físicas das mamas podem ser indícios de câncer de mama, tais como:

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho

 

 



Últimas Postagens