Com estande e palestras, UEMA marca presença na 2ª edição da Expo Indústria

Por em 9 de novembro de 2017

IMG_5857Começou, nessa quarta-feira (8), a programação da Expo Indústria Maranhão 2017, que será realizada até sexta-feira (10), no Multicenter Sebrae, em São Luís. Dentro dessa programação, a Universidade Estadual do Maranhão está presente com um estande montado especialmente para o evento, além de estar participando de palestras, debates e workshops.

“Nós resolvemos, a respeito de robótica, desenvolver alguns trabalhos que pudéssemos expor na feira. Assim, nós trouxemos um robô CNC e um outro robô que trabalha em forma de empilhadeira. Além desses robôs, estamos apresentando um projeto de extensão que tenta levar robótica para a educação básica das escolas públicas”, explicou o professor André Felipe, de Engenharia da Computação da UEMA, sobre um dos projetos apresentados no estande.

No mesmo espaço, o projeto Carcará, dos alunos de Engenharia Mecânica, também chama bastante atenção. “Estamos apresentando de maneira sucinta o que é o nosso projeto e quais os nossos méritos até agora. Criamos o grupo em 2015 e já participamos de três competições. Recentemente, voltamos de Natal, onde participamos de um evento em que competimos com universidades do Brasil inteiro e tivemos um bom desempenho. Ficamos em 5º e 7º lugar nas categorias em que disputamos com mais de quase 24 competidores”, disse Tenório, estudante da UEMA e representante do projeto na feira.

A Universidade Estadual do Maranhão também participou de um debate sobre “Design thinking e modelos de negócios inovadores”, no espaço “Indústria das Startups”, onde o professor Luis Carlos Fonseca participou ao lado de Marcelo Pimenta, da ESPM (SP), e de Daniel Mota (Waka Coworking).

“Foi um debate interessante porque pudemos falar sobre tecnologias relacionadas à ‘Internet das Coisas’ e como essas tecnologias podem ser aproveitados, ou inventados, para uso em empresas, projetos que busquem modelos de negócios inovadores. Algo fundamental para a área de empreendedorismo e inovação”, resumiu o professor da UEMA.

A universidade participa da maior feira multissetorial da indústria no Nordeste até o seu último dia, fazendo parte dos encontros de negócios, palestras, bate-papos, oficinas, workshops, estandes, painéis e serviços, que foram iniciados na tarde e na noite dessa quarta-feira.

Redação: Lucas Vieira
Foto: Edson Presidente