Em Porto Franco, UEMA gradua 98 novos professores

Por em 9 de dezembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão realizou no dia 25 de novembro, a colação de grau dos acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Porto Franco. 98 novos professores receberam a outorga de grau pela Instituição.

Os graduandos formaram-se nos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia), História e Letras.

Realizada na Igreja Assembléia de Deus da cidade, a cerimônia contou com a presença do Magnífico Reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira, da Coordenadora Geral do Programa, Andrea Christina de Azevedo Cutrim, da Deputada Estadual, Valéria Macedo, do ex prefeito, Deoclides Antônio Santos Neto Macedo, do prefeito de Campestre do Maranhão, Valmir Moraes, da secretária adjunta de educação, Ivaneide da Silva Egito, representando o prefeito Aderson Marinho,  da Coordenadora do Polo, Maria Nazaré Pinheiro Lopes e da Coordenadora do Uema Neta, Ilka Serra.

O Reitor José Augusto Oliveira, destacou que a UEMA vive hoje um momento de sublime alegria, pois centenas de acadêmicos do Programa de Formação Docente, Darcy Ribeiro, chegaram ao final de uma jornada que os conduzirão a dias melhores. “Levar o ensino superior a municípios nunca antes contemplados nos dá a sensação de dever cumprido. Não se trata apenas de um diploma, mas de um sonho, que abre portas antes intransponíveis, eleva os níveis das possibilidades à esfera da realização, possibilitando a direção, o caminho e a chegada de quem luta por seus ideais na estrada honesta, laboriosa e honrada da educação”, frisou.

José Augusto parabenizou ainda ao ex prefeito Deoclides Macedo pela sua visão alargada, como de muitos prefeitos do estado do Maranhão, em compreender a importância da educação superior no processo de construção de uma sociedade melhor nos seus município e dos cidades circunvizinhas. “Graças a sua visão, foi possível viabilizar um Programa desta natureza aqui neste município, no ano de 2010”, disse.

A coordenadora Geral do Programa, Andrea de Azevedo Cutrim, levou aos formandos dados importantes sobre o défict de professores em todo país. Com base no Censo Escolar 2013, apenas 33% dos professores que trabalham nas séries finais de ensino fundamental têm licenciatura na área em que atuam. No ensino médio, a porcentagem é de 48%. Assim, o Brasil tem 458 mil professores sem diploma de Ensino Superior, correspondendo a 22% do total de docentes em atividade, portando, há carência de 150 mil professores no país.

Foi trabalhando com essa perspectiva que foi concebido o Programa Darcy Ribeiro. “O intuito do professor José Augusto com o Programa é o de suprir a extrema carência de professores do estado do Maranhão”, ressaltou.

Ela afirmou ainda que a muitos desafios fizeram parte da trajetória do Darcy Ribeiro, que iniciou em 2009, mas, segundo ela “fazíamos dos desafios nossa força motriz. Queríamos professores que tivessem consistência e um diferencial. E vocês têm”, destacou.

O orador oficial da turma foi o concludente Edvan Silva Oliveira, o juramentista foi o formando Jackson Oliveira Teixeira e o paraninfo que representou os demais docentes homenageados foi o professor André Luís Mathias.

Ao final da cerimônia, o Reitor homenageou o Prefeito de Porto Franco, Aderson Marinho, o ex prefeito, Deoclides Macedo, e o prefeito de Campestre, Valmir Moraes, com uma placa de agradecimento pelo apoio para a formação superior de professores nestes municípios, por meio do Programa Darcy Ribeiro da UEMA.