Inscrições abertas para Curso de Habilitação de Médicos Veterinários Autônomos no PNSE- MORMO


Por em 25 de maio de 2018



cursoEstão abertas as inscrições para o Curso para Habilitação de Médicos Veterinários Autônomos no PNSE- MORMO, que acontecerá, dia 4 de junho, a partir das 7h30, no auditório do Curso de Biologia da UEMA Campus Paulo VI.

O evento é promovido pela UEMA em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Maranhão (CRMV-MA).

Ao final do curso os médicos veterinários poderão receber a portaria de habilitação para coleta e envio de amostras a fim de diagnosticar as doenças mormo e anemia infecciosa equina.

Esse curso é uma exigência do MAPA para que os requisitantes desse tipo de exame possam realizar a coleta e envio de amostras dos animais para os laboratórios credenciados.

Neste primeiro momento, serão priorizadas as inscrições dos médicos veterinários que já possuem cadastro no MAPA ou na AGED para realizar a colheita de amostras, mas outros encontros serão programados para que todos sejam contemplados.

O coordenador do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal, Daniel Praseres Chaves, será um dos palestrantes e falará sobre as novas determinações legais que envolvem essa atividade e apresentará uma nova ferramenta para a elaboração de requisições.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, acesse  https://goo.gl/qppnF4

Sobre Mormo e Anemia Infecciosa Equina

Mormo é uma doença infectocontagiosa, que acomete equídeos (cavalos, jumentos e burros) e tem como agente etiológico a bactéria Burkholderia mallei; pode também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem.

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença crônica, causada por um vírus do gênero Lentivirus, que acomete equinos, asininos e muares, caracterizada por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso.

Por Débora Souza



Últimas Postagens