Têm início defesa de TCC?s do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO/BM)

Por em 21 de junho de 2013

A direção do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO/BM), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deu início no dia 17 de junho às apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (CFO/Bombeiro Militar – 2013), no Auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

O trabalho contou com a presença de representantes da Academia e do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Maranhão. Também estavam presentes o Diretor do Curso o prof. Fernando Oliveira, profa. Dolores Sousa e outros professores, além dos cadetes do CFO/BM. Ao todo serão apresentados 11 trabalhos de monografia.

Deu início as apresentações os cadetes Felipe Freitas Zenkener e Salatiel Maria Moura. Os mesmos tiveram como tema de sua monografia: Proposta de Capacitação Profissional Promovida pelo CBMA aos Apenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Na ocasião destas apresentações o Coronel QOCBM, João Vanderley Costa Pereira, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), nomeou a comissão composta pelo Tenente Coronel QOCBM, José Ribamar dos Santos (Presidente); Major QOCBM, José Ribamar Silva Junior; e o Capitão QOCBM, Sandro Machado Amorim (membros), para avaliar os trabalhos monográficos apresentados pelos cadetes concludentes da 4ª turma do CFO BM, tendo por fim análise e estudo de viabilidade da implantação no âmbito do CBMMA das propostas apresentadas.

Segundo o professor o prof. Fernando Oliveira (Diretor do CFO/Uema) os trabalhos monográficos contemplam estudos de casos e propostas de melhoria e prevenção tanto no âmbito do CBMMA quanto, também, da sociedade em geral. Nestes aspectos percebe-se que além do aprimoramento técnico e da inclusão de formação ética e desenvolvimento de autonomia intelectual e crítica, estes cadetes demonstraram associação da teoria e prática permitindo que deixassem a sua contribuição individual para a universidade e para a sociedade civil através destes trabalhos.

As defesas das monografias continuam até o dia 21 de junho no CCT, no horário das 14h às 18h, onde serão abordados diversos temas relacionados às especificidades da área profissional de formação e atuação do Bombeiro Militar.