Comemoração aos 45 anos do Curso de Medicina Veterinária

Por em 1 de julho de 2019

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou a solenidade de comemoração aos 45 anos do Curso de Medicina Veterinária.

A mesa da solenidade foi composta pelo reitor Gustavo Pereira da Costa; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita de Maria Seabra Nogueira; pela diretora do Centro de Ciências Agrárias, Ana Maria Silva de Araújo; pela diretora do Curso de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Abreu Silva; pelo ex-reitor, Cesar Pires e pelo ex-reitor e ex-diretor do Curso de Medicina Veterinária, Jacques Inandy Medeiros.

O ex-diretor do Curso de Medicina Veterinária, Jacques Inandy, narrou o percurso dos 45 anos do Curso e disse: “Faço aqui a trajetória do Curso com muita alegria, pois depois de muitas lutas e de fazer tudo que estava ao nosso alcance, temos, hoje, uma grande Escola de Medicina Veterinária e que, a cada dia que passa cresce mais, produz mais, em um vasto campo”.

A diretora do Curso de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Abreu Silva, destacou, “esse é um momento maravilhoso de encontro de várias gerações, resgatando histórias. É um momento da gente reconhecer e agradecer a cada um de vocês, em especial, àqueles que iniciaram esse projeto. Prestar uma homenagem àqueles que construíram nossa história, uma bela história. Que possamos, juntos, continuar construindo nosso Curso”.

De WhatsApp Image 2019-07-01 at 17.29.28acordo com o reitor Gustavo Costa: “uma das razões que se comemora é para celebrarmos a memória. A celebração, a homenagem, o reconhecimento é uma forma eminentemente humana de fazer esse resgate. Estamos comemorando com brilhantismo esses 45 anos, que venham os próximos aniversários e que, lá na frente, possamos enaltecer os que deram continuidade. Faço, em nome de toda a UEMA, votos de um futuro ainda mais promissor e que esta Escola cresça e continuei honrando e distinguindo a Universidade Estadual do Maranhão junto à sociedade”.

Na oportunidade, como forma de agradecimento aos trabalhos realizados, empenho e dedicação em prol do desenvolvimento do Curso de Medicina Veterinária, ex-diretores do curso foram homenageados.

– PROF. SEVERINO PESSOA DE LIMA

– PROF. JACQUES INANDY MEDEIROS

– PROF. FRANCISCO CORDEIRO DAMASCENO (IN MEMORIAN)

– PROF. WALDIR MARANHÃO CARDOSO

– PROF. HAMILTON PEREIRA SANTOS

– PROF. EVALDO AUGUSTO SALOMÃO MONTEIRO

– PROF. ALANA LISLEA DE SOUSA

– PROF. JOSÉ GOMES PEREIRA

– PROF. ANTONIO GUARÁ SOBRINHO

– PROF. ITAAN DE JESUS PASTOR SANTOS

– PROF. FRANCISCA NEIDE COSTA

– PROF. RICARDO DE MACEDO CHAVES

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

O Curso de Medicina Veterinária surgiu a partir de um projeto de criação formalizado em 14 de junho de 1974, por ato do governador Pedro Neiva de Santana, com o nome de Escola de Veterinária do Maranhão, autorizada a funcionar pelo parecer do Conselho Federal de Educação nº 100/74, de 29 de outubro de 1974 e pelo Decreto nº 79.862, de 27 de julho de 1977, do Conselho Federal de Educação. Teve seu reconhecimento pelo C.F.E, através do parecer nº 7.154/78 e Decreto da Presidência da República nº 83.067, de 22 de janeiro de 1979.

De 1974 até 2019 passaram-se 45 anos. Nesse ínterim, o curso que começou em um pequeno prédio de três salas onde hoje funcional o Departamento de Química e Biologia, passou aos dois prédios de hoje – o que funciona o curso de graduação, o hospital e os laboratórios, e o que funcional os cursos de pós-graduação. De um grupo inicial de 17 professores, o quadro atual é de 45, sendo 23 no Departamento de Patologia e 22 no Departamento das Clinicas.

O Curso de Medicina Veterinária é o único da UEMA com dois programas de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado. E além disso, conta com um hospital veterinário que está entre os melhores do Norte e Nordeste brasileiro. Nesse intervalo foram formados mais de 1.600 médicos e médicas veterinárias, muitos deles com destacada atuação nas diversas áreas de formação da profissão.

Por: Karla Almeida