UEMA dá início ao IV Seminário de Lengua Y Literatura Hispanoamericana

Por em 29 de outubro de 2019

IMG_1400A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início, nesta terça (29/10), ao IV Seminário de Lengua Y Literatura Hispanoamericana (IV SELLIH). O evento, que tem como tema  “Língua, Literatura, Cultura e Ensino: convergências necessárias”, tem o objetivo de oportunizar aos alunos da graduação e da pós-graduação a divulgação de suas pesquisas, bem como a possibilidade de dialogar com outros pesquisadores da UEMA e demais IES, sobre a língua e a literatura hispano e latino-americana.

“O evento é uma iniciativa do Núcleo de Línguas , com o Programa de Pós-graduação em Letras. Uma parceria importante porque pudemos trazer palestrantes renomados como o professor e poeta Dr. Alberto Pucheu (UFRJ). Foi uma iniciativa com a intenção, principalmente, de aproximar a graduação da pós-graduação e ampliar o universo de pesquisa em relação a literatura latina e hispanoamericana”, explicou a Coordenadora do IV SELLIH, Profa.Jeanne Ferreira.

De acordo com a Pró-reitora Adjunta de Graduação, Profa. Fabíola Santana, “nesse momento em que vivemos, de profundo movimento, no sentido de discutir a realidade de poder se posicionar  e criticar a realidade, a literatura tem essa função social, sociopolítica, estética, catártica, cognitiva, no sentido de poder falar sobre o mundo, do ser humano poder falar sobre suas emoções. Então, o Seminário mais do que tudo tem essa função de poder, neste momento, lançar um olhar para produção literária hispanoamericana com o intuito de identificar essa evolução, involução e revolução que só a literatura é capaz de fazer”.

A palestra de abertura, cujo tema foi o mesmo do evento, foi ministrado pelo Prof. Dr. Henrique Borralho (UEMA).

“Explanei sobre a relação entre língua, cultura, literatura e ensino. Tentar estabelecer como a mediação e compreensão do mundo se faz pela literatura, tendo como base a língua. Afinal de contas, só é possível fazer a literatura a partir de uma língua. Acontece que a língua é um processo dinâmico, um processo cambiante. Então, tentei estabelecer como que as relações que se interpõem significativamente sobre a língua acaba interferindo na compreensão sobre a literatura e, sobretudo, o que é possível se fazer no ponto de vista do ensino, a partir da importância da visão que a literatura estabelece sobre o mundo. No fundo, a palestra fala sobre o papel da educação como elemento transformador do mundo, a partir de uma compreensão cultural estabelecida tanto pela língua quanto pela literatura”, disse ele durante a apresentação.

A programação continua até amanhã (30/10). Veja AQUI.

Por Paula Lima