UEMA participa de Workshop Internacional sobre o Uso de Nitrogênio na Agricultura

Por em 20 de dezembro de 2019

IMG-20191219-WA0023

O professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Emanoel Gomes de Moura, é um dos três pesquisadores brasileiros, que participaram, no período de 3 a 5 de dezembro, em Londres, do Workshop sobre o Uso do Nitrogênio na Agricultura, a convite do instituto inglês  Biotecnology, Biology Science Research Council (BBSRC).

O evento reuniu 48 pesquisadores da China, Índia, Reino Unido e Brasil, com a finalidade de mostrar os resultados já alcançados pelos projetos realizados em parceria, mas também, avaliar as possibilidade de aumentar os impactos sociais, econômicos e ambientais de projetos futuros.

Os Grupos de Pesquisadores e as Agências Financiadoras participantes do evento consideram que o aumento da segurança alimentar é um desafio complexo global  que precisa combinar a produção de alimentos com a melhoria da eficiência do uso dos recursos com melhores resultados sociais, econômicos e ambientais.

De acordo com Emanoel Moura, os projetos foram conduzidos no sentido de explorar formas de sustentar ou melhorar os níveis atuais de produção com mais baixos inputs de energia e reduzidos impactos ambientais.

“Os projetos foram focalizados em torno de temas principais ligados pelo desejo de encorajar pesquisas inovadoras que conduzam a uma produção de maiores colheitas com menores aplicação de fertilizantes”, comentou.

Em relação às pesquisas conduzidas pelo Grupo da UEMA, o pesquisador conta que foram referidas e destacadas no evento como “caso de estudo de impacto”  porque são capazes de restaurar áreas degradadas e melhorar a geração de renda para os agricultores do trópico úmido. Foi também considerado que o “sistema-integrado-lavoura-pecuária in alley cropping”, recomendado pelo Grupo do Maranhão (dada sua complexidade e múltiplos componentes), demandará futuras pesquisas para identificação de possíveis barreiras que poderão dificultar sua adoção pelos agricultores maranhenses.

IMG-20191219-WA0000

IMG-20191219-WA0024