Professor e alunas desenvolveram o projeto intitulado “Geoprocessamento com o Software Livre QGIS” no Campus Caxias

Por em 6 de abril de 2020

2Com o intuito de popularizar o conhecimento do Geoprocessamento através da realização de minicursos com o software livre QGIS, o professor Francisco de Assis da Silva Araújo, juntamente com as alunas, Patrícia Barbosa Pereira (Bolsista) e Thaís Costa Medeiros (Bolsista/voluntária) do Curso de Geografia – Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolveram o projeto “Geoprocessamento com o Software Livre QGIS” apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

O projeto teve como objetivos capacitar estudantes de Licenciatura em Geografia para atuar na divulgação e realização do projeto; oferecer minicurso básico e/ou intermediário sobre a utilização do Software QGIS para professores e alunos do Campus Caxias e interessados e apresentar conceitos básicos de Cartografia, Geoprocessamento, Geotecnologias e Sensoriamento Remoto nos cursos ministrados.

De acordo com o professor Francisco de Assis da Silva Araújo a construção do projeto de extensão deu-se em função da demanda por conhecimentos cartográficos e de geoprocessamento por parte da comunidade de docentes e discentes do Campus Caxias.

Além disso, o professor Francisco de Assis destacou que com o desenvolvimento das ações do projeto, os estudantes executores tiveram a oportunidade de realizar a capacitação da utilização do Software QGIS em ambiente de sala de aula, adotando as geotecnologias como técnicas de análise espacial de Geografia e áreas afins.

“Pudemos fortalecer institucionalmente o Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Caxias, ao reunir, de forma indissociável pesquisa-ensino-extensão, ao mesmo tempo em que capacitamos os egressos para o mercado de trabalho. Como resultado, a primeira versão do projeto recebeu medalha como um dos projetos de destaque da 10ª JOEX em Caxias”, enfatizou o professor.

1E concluiu mencionando os benefícios obtidos com a realização do estudo para a sociedade. “Com a realização dos minicursos, nós tivemos a possibilidade de conhecer a realidade dos demais cursos do Campus Caxias, interferindo de modo positivo. Além disso, os alunos treinados tornam-se produtores de seus próprios mapas, sendo que muitos deles, hoje, oferecem seus serviços de produção de mapas à comunidade. Observamos também, a melhoria da qualidade dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), em que o geoprocessamento e a utilização de análises espaciais, com o software QGIS, são técnicas amplamente utilizadas e um ligeiro aumento no número de publicações do curso de Geografia, a partir dos TCCs produzidos”, disse o professor Francisco de Assis.

Por Karla Almeida