Uema divulga Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades presenciais

Por em 11 de agosto de 2020

Sem título1A Universidade Estadual do Maranhão divulga Portaria Normativa nº 47/2020, que estabelece o Protocolo de Segurança de retomada progressiva do funcionamento da Universidade, em caráter presencial.

O objetivo é estabelecer as diretrizes de segurança a serem seguidas por discentes, docentes, servidores técnicos administrativos, colaboradores e terceirizados da Uema em seus diversos campi, devido a retomada progressiva das atividades administrativas e acadêmicas presenciais no atual contexto de pandemia causada pelo novo coronavírus.

São 15 medidas sanitárias como o uso adequado de máscaras; distanciamento mínimo obrigatório; desinfecção, limpeza e ventilação; uso de laboratórios; uso dos banheiros; posto médico; atendimento ao público e muito mais. Protocolos que abrangem diversas situações ou locais de atividades administrativas ou acadêmicas para o retorno progressivo da presencialidade na Universidade.

De acordo com o Vice-reitor e Presidente da Comissão de Retomada das Atividades Presenciais, prof.Walter Canales, “o protocolo é uma compilação de vários documentos existentes tendo como espinha dorsal a Portaria nº 34 de 28 de maio de 2020 da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, que aprova medidas sanitárias gerais e vários protocolos específicos de medidas sanitárias segmentadas para o exercício de atividade econômica. Outros documentos de diversas instituições também foram utilizados e adaptados a nossa realidade”.

O professor, ainda, complementou: “em concordância com o acompanhamento do número de infectados e a publicação de outros documentos oficiais, os protocolos de biossegurança da Uema poderão ser complementados ou alterados sempre no intuito da preservação e proteção das vidas de nossa comunidade acadêmica e daqueles que lhes são próximos”.

Por último, observa-se que a volta das atividades presenciais devem ser autorizadas pela Reitoria ouvida a Comissão de Retomada para que depois sejam seguidos os protocolos ora publicados.

Confira a Portaria AQUI.

Por Paula Lima