Programa Uema Extensão discute a cadeia produtiva da pesca em Araioses


Por em 10 de novembro de 2020



Na sua terceira edição, o Programa Uema Extensão traz o projeto “Cadeia Produtiva da Pesca em Araioses-MA: Integração entre Legislação, Conservação e Beneficiamento do Pescado”. O objetivo é identificar e analisar as tradições locais de pesca das comunidades costeiras do município citado e levar a integração da pesca sustentável.
Segundo o professor orientador Rafael Santos Lobato, a escolha do município se deu devido a economia ligada ao extrativismo marinho na área que pode ser considerada um dos fatores fundamentais no desenvolvimento do lugar, já que através dela, pode­-se perceber que acontece um grande fluxo capaz de permitir o surgimento de várias interações, e por ser uma área de relevante potencial em recursos naturais, em sua maioria as comunidades tradicionais costeiras do município de Araioses estão inseridas em duas unidades de conservação, áreas legalmente protegidas: APA do Delta do Parnaíba e na RESEX (Reserva Extrativista marinha).
A pesquisa foi realizada nas comunidades de Carnaubeiras e ilha de Canárias, com participação na ilha de moradores das comunidades de Caiçara, Passarinho, Morro do meio e Torto.
Com o projeto de extensão ocorreram discussões de um novo modelo de gestão pesqueira comprometido com a soberania alimentar, que respeite a cultura, valorize as questões locais e sazonais, propicie equidade e comércio justo, tenha baixo impacto ambiental e sobretudo respeite a biodiversidade tornando­-se fundamental para a base das atividades produtivas nesse território.
Confira a entrevista com o professor orientador Rafael dos Santos Lobato e a bolsista Nayanne França Campos:

 

Por Paula Lima


Últimas Postagens