UEMA passa a integrar Rede ODS Brasil


Por em 6 de maio de 2021



                                                             

A partir de hoje (6), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é integrante oficial da Rede ODS Brasil, um movimento que atua tendo como referência a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ação foi divulgada no site da rede (confira aqui).

Esse é mais um avanço da IES na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em fevereiro deste ano, a UEMA já tinha instituído o Biênio “2021/2022: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, além disso, criou a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por meio da  Assessoria, a UEMA atuará no Grupo de Trabalho “Ciência, Tecnologia e Inovação” da Rede ODS Brasil, grupo composto por instituições ligadas ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Dentre os objetivos do GT mencionado estão: democratizar a Agenda 2030, por meio da produção e disseminação de conhecimento do tema; fomentar a produção de conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias alinhados aos ODS no país; estabelecer parcerias estratégicas e desenvolver ações colaborativas, assegurando o desenvolvimento humano, econômico, social, cultural e ambiental do país, de forma sustentável.

Para a profa. Ariadne Enes Rocha, da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a entrada na Rede ODS Brasil está de acordo com uma das propostas da Assessoria que é buscar cooperação e parcerias para geração de respostas e soluções de problemas da sociedade.

Essa é a proposta de um novo olhar para a nossa instituição, enquanto IES Estadual, do Nordeste, da nação de proporções continentais que é o Brasil, para que reveja o seu efetivo papel na sociedade, no estado e no mundo, em um salto para a realidade global, cumprindo um plano mundial, solucionando um problema, que afinal é de todos e que todos somos chamados a contribuir para um mundo mais justo, mais igualitário, mais próspero, mais pacífico e, claro, mais sustentável”, comentou.

Para saber mais sobre a Rede ODS Brasil e seus objetivos, acesse https://www.redeodsbrasil.org/carta-de-principios

Por Débora Souza



Últimas Postagens