Professora da UEMA participa de Treinamento no âmbito do Programa Nacional de Saúde das Abelhas

Por em 23 de novembro de 2021

A professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Eleuza Gomes Tenório, participou, de setembro a novembro deste ano, do Treinamento Virtual para atuação do Serviço Veterinário no Programa de Saúde das Abelhas -PNSAb.

O treinamento é uma capacitação para ações do Serviço Veterinário Oficial relacionadas ao cadastro, controle de trânsito, prevenção, controle e erradicação de doenças de abelhas.

O curso teve como público-alvo os Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e servidores públicos dos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária dos Estados (médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que trabalhem direta ou indiretamente com o Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb).

A professora Eleuza foi escolhida excepcionalmente para participar do Curso e também auxiliou no treinamento prático.

O treinamento ocorreu em duas etapas: Etapa Teórica na modalidade EaD, que esteve disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA da Escola Nacional de Gestão Agropecuária – Enagro Virtual; e o treinamento prático com a inspeção de colônias e coleta de amostras para diagnóstico de enfermidades das abelhas no âmbito do Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb.

A etapa prática foi realizada no Apiário e no Meliponário da Fazenda Escola de São Luís (FESL -UEMA) e o instrutor foi o Dr. Pedro da Rosa Santos, Zootecnista da empresa HP Agroconsultoria, de Maringá- PR.

Por Débora Souza