Campus Pedreiras sediará 33º Fórum Acadêmico de Letras

Por em 17 de maio de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão, Campus Pedreiras, sediará entre os dias 15 e 17 de junho, o 33º Fórum Acadêmico de Letras (FALE).

O FALE é um evento internacional e itinerante, promovido  pela Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL). Sua proposta  está fundamentada na participação dos graduandos de cursos de Letras, Linguística e  áreas afins das diferentes instituições do país.

O evento é um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber  adquirido na Universidade, um lugar de permanente discussão a respeito dos modos de  transmissão de conhecimento e com a prioridade de inserir o acadêmico desde a  graduação no universo da pesquisa.

Com o tema “A pesquisa na graduação e a formação do professor/pesquisador”, o evento espaço será aberto para que tanto professores como acadêmicos convidados e participantes tracem juntos planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios, compreendendo como fundamental o combate à distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja, de  fato, indissociável na formação do estudante de Letras.

A edição contará com conferências, mesas-redondas e oficinas de pesquisa presenciais que tematizam as políticas e experiências de pesquisa docente e discente. No FALE, todas as oficinas são “oficinas de pesquisa”, o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

A proposta do evento, também visa viabilizar por meio das inscrições, recursos para desenvolver formas de incentivo concreto à pesquisa de graduandos, financiando uma  bolsa de pesquisa proposta inicialmente em nossas oficinas.

Dentro da programação contaremos com convidados de instituições estaduais, nacionais  e internacionais!

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho, através do site do evento: www.fale.anpgl.com.br

Por: Polyanna Bittencourt