1º Seminário de Iniciação Científica do Curso de Enfermagem é realizado na UEMA – Campus Colinas

Por em 20 de junho de 2022

Aconteceu sábado, dia 18, o 1° Seminário de Iniciação Científica do Curso de Enfermagem do Campus Colinas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A organização foi do Departamento de Enfermagem do Campus.

Realizado de maneira remota, o objetivo do evento foi proporcionar aos acadêmicos participantes conhecimentos para a introdução na pesquisa científica. Aberto e gratuito, contou com cerca de 130 participantes da UEMA e outras instituições.

Na abertura estiveram presentes a Diretora do Campus Colinas, professora Cícera Borba; a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Fábia Regina e o coordenador do Seminário, professor do Campus Antônio Werbert.

A professora Cícera falou: “O evento é uma oportunidade de trazer conhecimentos relevantes para os alunos, o que vem a colaborar com a formação dos mesmos. Assim como outros de cunho científico que vêm sendo realizados no Campus e são, indiscutivelmente, importantes para os acadêmicos da instituição e os alunos são os maiores beneficiados”, destaca.

Para Fábia Regina, é uma oportunidade para os alunos do Campus trocarem conhecimentos na área de pesquisa acadêmica e um incentivo para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas.

O professor Antonio Werbert se manifestou: “A realização do evento partiu da necessidade dos alunos aprimorarem as formas de desenvolver pesquisas, visando manter uma prática íntegra e ética, o que vai refletir na qualidade da formação dos alunos”, explica.

A palestra inicial “Relato de Casos e Experiências: como fazer e quais questões éticas” foi ministrada pelo Mestrando da UECE (Universidade Estadual do Ceará), Prof. Nathanael de Souza Maciel. Ele ressaltou a importância da iniciação científica e o relato das experiências e casos acadêmicos, mostrando, assim, quais questões éticas devem ser seguidas para a formulação dos estudos.

A segunda palestra da manhã ficou a cargo da professora Francilene de Sousa Vieira, Doutoranda em Saúde Pública pela UFC (Universidade Federal do Ceará). O tema foi “Ética na Construção de Projetos de Pesquisas e Cadastro de Protocolos na Plataforma Brasil”. Para ela, as pesquisas precisam seguir questões éticas em sua formulação, pois isso reflete na qualidade e delineamento, evitando, dessa forma, riscos para o pesquisador e o participante.

As atividades da tarde foram iniciadas com a palestra “Redação Científica: como escrever artigos e resumos para evento”, feita pelo Doutorando Antônio Thomaz de Oliveira, da UFPI (Universidade Federal do Piauí). Segundo ele, a escrita científica deve ser clara e simplificada, proporcionando o entendimento do leitor.

Em seguida, a Doutoranda da UFPI Andrea Pereira da Silva abordou o tema “Revisão Integrativa de Literatura: buscas nas bases de dados e delineamento da revisão”. Para Andrea, a revisão é um mundo de possibilidades e permite o acesso ao conhecimento de forma sistematizada, permitindo que se alcance todas as possibilidades da prática de Enfermagem e das Ciências da Saúde.

A palestra de encerramento, intitulada “Desvendando a Estatística: como desvendar o mundo por meio de números”, foi feita pelo Dr. Cícero Eduardo Walter. Ele acredita que a Estatística é muito importante e tem inúmeras contribuições para o desenvolvimento da Enfermagem.

A acadêmica Marcilene, do 9º período do Curso de Enfermagem do Campus, opinou sobre o evento: “É muito enriquecedor, pois as palestras são de temáticas muito relevantes para a produção do conhecimento científico, e todos os acadêmicos participantes têm a oportunidade de desenvolver e aprimorar a escrita científica – uma ferramenta indiscutivelmente transformadora dentro da sua área de formação”, concluiu.

O Seminário trouxe grande contribuição para os participantes com temas fundamentais, e isso foi demonstrado no feedback ao final dos trabalhos.

Por: Emanuel Pereira