Pré-semic é realizado no Campus Caxias

Por em 27 de junho de 2022

Na última sexta-feira, 24, foi realizado no auditório Leôncio Magno, Campus Caxias, o Pré Semic (Seminário Prévio de Iniciação Científica, ciclo 2021/2022.) Alunos bolsistas do Curso de Biologia apresentaram os trabalhos que estão desenvolvendo para uma banca avaliadora.

O professor Gonçalo da Conceição, um dos organizadores do Pré-Semic no Campus, falou: “O Seminário Prévio de Iniciação Científica é uma iniciativa da UEMA, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, para socializar os resultados parciais das pesquisas desenvolvidas pelos nossos alunos, orientados por nossos professores. Esse é um momento importante, pois todas as apresentações são avaliadas e são um treinamento para que o aluno possa apresentar esses resultados no seminário final, em São Luís”.

Entre os trabalhos apresentados podem ser citados: “Diversidade genética em astyanax bimaculatu (LINNAEUS, 1758), de ocorrência em sistemas hidrográficos maranhenses”, de Paulo Rubens Soares de Sousa; “Investigação do SARS – CoV 2 em mosquitos de importância médica coletados em cidades do Maranhão”, de Marcos Vinícios Alves de Sá; “Investigação de Flavivírus em morcegos urbanos de ocorrência na cidade de Caxias”, de Marxo Santana Guimarães Morais.

Uma das avaliadoras, Ana Priscila, que é ex-aluna de Biologia do Campus Caxias e doutoranda no Programa de Genética e Biologia Molecular pela UFPA (Universidade Federal do Pará) opinou sobre as atividades: “É um momento muito importante na vida acadêmica, pois é quando preparamos os alunos para estarem aptos a apresentarem seus projetos. Além disso, é uma forma de contextualizar e apresentar aos demais estudantes de Biologia e outros cursos o que está sendo desenvolvido na instituição, bem como um incentivo para eles ingressarem no laboratório e participar ativamente das atividades científicas. Agradeço a oportunidade de contribuir com a formação desses novos pesquisadores”, comentou.

Marxo Santana, um dos bolsistas, também se manifestou: “Gostaria que mais alunos estivessem presentes, pois o evento está muito bom, organizado. Acredito que minha apresentação foi tranquila e consegui repassar todas as informações e estava preparado para responder qualquer pergunta da banca”, informou.

Outro aluno que apresentou pesquisa foi Marcos Augusto. Segundo ele, nessa prévia fica-se a par dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UEMA. Essas atividades recebem fomentos de diversas instituições que dão fundos para serem realizadas. É uma prestação de contas, pois o dinheiro é público e esses dados também devem se tornar públicos.

Cleilton Lima Franco, doutorando, que também integrou a banca de avaliação, disse que é um evento de grande importância para as futuras gerações de pesquisadores que estão na graduação. Estão tendo o primeiro contato com o meio científico, sabendo como devem se portar, os principais tópicos que necessitam de informações – algo indispensável para a profissão de professor e pesquisador. No meio científico ele precisa de revisões por pares, então ter um segundo ou terceiro olhar sobre os trabalhos é essencial para que possam aprender e melhorar as pesquisas, melhorando como profissional. Ele finaliza dizendo que o Pré-Semic prepara os alunos do mundo acadêmico para serem bons profissionais no futuro.

As bolsas dos pesquisadores foram financiadas pela FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 22 trabalhos foram apresentados.

Por: Emanuel Pereira.