Professores do Projeto Uema no Campo realizam Viagem Percursora

Por em 18 de maio de 2015

Matéria Com o objetivo de definir os povoados/localidades  objetos do projeto Uema no Campo, os professores  Romel Pinheiro e Leonildes Facundes do Centro de  Estudos Superiores de Timon (CESTI), e o Prof.  Moisés Martins do Centro de Ciência Agrárias (CCA)  realizaram, de 12 a 15 de maio, uma Viagem  Percursora, para adequar o projeto à realidade de  cada àrea.

Nesta edição, a Uema atuará nos municípios de Afonso Cunha e Duque Bacelar. Segundo o coordenador, Romel Pinheiro, o projeto prioriza os municípios com menor IDH, e é direcionado às populações menos favorecidas, com destaque às comunidades rurais. “Afonso Cunha, por exemplo, encontra-se entre os 30 municípios com menor IDH do Maranhão”.

Veja o gráfico com os dois municípios escolhidos:

Municípios População (2010) IDH (2010)
Duque Bacelar 10.942 0,533
Afonso Cunha 6.197 0,529

“Temos muitas ações voltadas para a população feminina e para os jovens, como aquelas relacionadas à produção de aves, frutas e hortaliças, bem como a de produção de produtos de higiene”. Comenta o prof. Moisés Martins, que coordena a equipe no município de Afonso Cunha.

O Projeto Uema no Campo é apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX. Neste ano, a ação ocorrerá entre os dias 25 de julho e 08 de agosto, e conta com a participação de 21 alunos de diferentes cursos de graduação de São Luís e Timon.

Duque Bacelar_matéria