UEMA e PGE assinam convênio de cooperação

Por em 25 de maio de 2015

unnamedA Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) assinaram nesta sexta-feira (22) um acordo de cooperação técnica que garantirá maior eficiência aos procedimentos da rotina administrativa da PGE. Com vigência pelo período de dois anos, o acordo prevê um diagnóstico da gestão de projetos e processos internos da PGE, capacitação dos servidores do órgão e campo de estágio para estudantes dos cursos de Direito, Administração, Arquitetura, Ciências da Computação e Contabilidade.

O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, com o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, na sede da PGE, em São Luís. A integração dos órgãos estaduais para o desenvolvimento de um processo de qualidade dos serviços públicos segue um dos preceitos básicos do governo Flávio Dino que é a eficiência e eficácia dos serviços públicos.

“O governador defende a busca de parcerias institucionais. Sendo a UEMA uma instituição estadual, é natural que a PGE busque na parceria um instrumento de aperfeiçoamento da sua atuação e também de cooperação, para que tanto a academia se beneficie com a experiência profissional que os estudantes podem ter na PGE, como também a PGE se beneficie desse olhar diferenciado de professores e estudantes para com a Procuradoria”, afirmou o procurador-geral do Estado.

Durante a assinatura do termo de cooperação técnica, o reitor da UEMA ressaltou que a busca pela maior eficiência dos serviços públicos tem sido construída e cobrada pela sociedade na última década, especialmente no Brasil e demais países da América Latina. Ele definiu o momento no Maranhão como uma oportunidade de estabelecer uma aproximação concreta entre as duas instituições, no trabalho de adoção de modelos gerenciais de funcionamento para otimizar processos internos.

“Somos instituições co-irmãs por natureza e temos a grande missão de tirarmos do papel e dar concretude a essa relação. Estou muito satisfeito com o reconhecimento da UEMA. Temos muito a compartilhar e lembrando que a maioria dos nossos professores do curso de Administração, que irão supervisionar os estudantes na atuação na PGE, tem expertise em gestão pública”, comentou o reitor Gustavo Pereira da Costa.

Na ocasião, ele adiantou que a UEMA está em tratativas para firmar convênio com Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para oferecer doutorado na área de Direito, que tem conceito 7 na Capes. O público alvo do convênio serão professores da Uema e servidores com atividades direcionadas à área do Direito, como é caso da PGE.

A assinatura do acordo de cooperação técnica foi acompanhada tanto por representantes do corpo de procuradores da PGE quanto pelas autoridades da UEMA, e representante dos estudantes da universidade, como Rodrigo Martins Lago, presidente da Empresa Júnior de Administração da UEMA. “É importante porque abre um horizonte para a administração pública e esse projeto vem aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na universidade. Por outro lado, o projeto da Empresa Júnior fortalece tanto a PGE quanto a própria empresa e a UEMA”, comentou.

Fonte: SECOM