Governo firma convênio com a Uema para estágio de alunos do Curso de Ciências Sociais

Por em 29 de maio de 2015

Foto-1-Divulgação-Governo-do-Estado-firma-convênio-com-a-UEMA-para-oferecer-estágio-aos-alunos-do-Curso-de-Ciências-Sociai

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), firmaram, nesta terça-feira (26), convênio objetivando a realização de estágio obrigatório, na Secretaria, para alunos da instituição. Neste primeiro momento, a concessão de estágio foi feita para os alunos do Curso de Ciências Sociais.

A parceria firmada visa proporcionar aos estudantes do curso de Ciências Sociais, regularmente matriculados e com frequência, realização de estágio obrigatório, de acordo com as exigências legais, o projeto pedagógico da universidade e vagas existentes.

O estágio terá a duração de seis meses, podendo ser prorrogado, caso convenha à Segep e ao aluno, não devendo ultrapassar o período de 24 meses, salvo quando se tratar de estagiário portador de deficiência, de acordo com a Lei nº 11.788/2008.

O secretário de Estado de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, destaca dois motivos para fundamentar a importância do convênio. “Primeiro, porque é sempre bom a secretaria funcionar como campo de estágio para as universidades, notadamente as públicas, tornando-se uma área em que o aluno pode fazer a interação da teoria com a realidade. O segundo motivo, que considero mais significativo, é porque se trata de uma parceria com a nossa universidade, um órgão estadual, como a secretaria. Vamos aproveitar uma mão de obra extremamente qualificada, que irá aprender e, ao mesmo tempo, ajudar a prestar um bom serviço público para a população”, ressaltou o secretário Felipe Camarão explicando que o convênio segue diretriz do governo Flávio Dino no sentido de integrar os órgãos estaduais e, ao mesmo tempo, assegurar serviços públicos de qualidade aos maranhenses.

“Temos ido a várias secretarias, em busca de estágio para os estudantes do curso de Ciências Sociais. Devido a Uema ser uma instituição de ensino pública mantida com recursos próprios do Estado, é importante que tenhamos essa ligação muito próxima com as secretarias. Afinal de contas, temos, talvez, como instituição pública estadual, a responsabilidade maior de pensar o Maranhão. E uma das nossas responsabilidades, é colocar à disposição do estado, profissionais bem preparados, próximos da realidade, que não fiquem somente na teoria. Se houver concordância, no próximo semestre, pretendemos encaminhar novos alunos para a Segep”, explicou o chefe de departamento e coordenador de estágio do Curso de Ciências Sociais da Uema, professor José Domingues Cantanhede Silva.

Participaram da celebração do convênio o secretário Felipe Camarão; o subsecretário Cláudio Furtado; o chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Segep, José Batista da Hora Júnior; o professor José Domingues Cantanhede Silva, acompanhado do diretor do Curso de Ciências Sociais da Uema, professor José Antônio Ribeiro de Carvalho, ambos representando o reitor da Uema, professor Gustavo Pereira da Costa; e a pró-reitora de Graduação da Uema, professora Andréa de Araújo.