Mesa redonda sobre “Fauna Silvestre no Maranhão” acontece no Campus Paulo VI

Por em 9 de outubro de 2015

JpegAconteceu hoje (9), no auditório do prédio de Biologia, uma Mesa Redonda sobre o tema “Fauna Silvestre do Maranhão”, evento promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Superintendência Regional da Polícia Federal do Maranhão.

O evento, que tem como objetivo fomentar as discussões sobre a situação dos animais silvestres no Estado do Maranhão,  foi realizado para comemorar a Semana de Proteção à Fauna (4 a 10 de outubro) e o Dia Mundial da Fauna (22 de outubro).

Participaram da solenidade de abertura a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Ana Lúcia Duarte; o diretor do Curso de Biologia, José Maurício Dias, representando o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o  secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo de Araújo Costa Coelho; e a superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaína Gomes Dantas.

Para o professor José Maurício, a participação na UEMA nessas discussões é importante porque é uma instituição que capacita profissionais para atender o estado maranhense e precisa conhecer bem a situação dos animais silvestres. “Devemos nos preocupar com esses animais porque eles estão entrando em extinção, devido ao desmatamento e a degradação ambiental. Na Universidade, estamos dando um passo importante, buscando incluir uma disciplina sobre a lei de fauna de animais silvestres e exóticos, que é um dos eixos temáticos da profissão do biólogo”, comentou.

O secretário Marcelo de Araújo ressaltou que a questão ambiental e dos animais silvestres transcende o que está na lei. “Precisamos de uma ação coordenada para tratar dos problemas relacionados com a fauna silvestre e também de organizar as estruturas ambientais do Estado. Professores e alunos também podem ajudar nessa tarefa”, disse.

A mesa redonda foi mediada pela professora do Programa de Mestrado em Ciência JpegAnimal e do Mestrado Profissional e Defesa Animal da UEMA, Alana Lislea de Sousa. Dentre os palestrantes estavam a supervisora de Anuência sobre Fauna, Eliane Braga Ribeiro, que explanou a temática “Gestão dos recursos faunísticos silvestres no Estado do Maranhão”; o professor da UEMA, Nordman Wall, que ministrou a palestra “Posse responsável de animal silvestre e bem estar animal”; o superintendente regional da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Silva Saraiva, que abordou sobre “Tráfico de animais silvestres”; e o analista ambiental do Ibama no Maranhão, Roberto Rodrigues Junior, que falou de “Reabilitação e soltura de animais silvestres”.

Por: Débora Souza