Seminário Internacional e Exposição “Saberes Tradicionais e Etnografia” serão realizados na UEMA e na Casa do Maranhão


Por em 30 de março de 2016



Fotografia divulgaçãoA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reunirá, no período de 6 a 9 de abril, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Rua da Estrela, e na Casa do Maranhão, Rua do Trapiche,     pesquisadores de diferentes estados e países e quilombolas, pescadores, quebradeiras de coco e indígenas para discutir temas relacionados a etnografia e os saberes de povos e comunidades tradicionais no Seminário Internacional Centro de Ciências e saberes: trabalho etnográfico e cartografia social e na Exposição: Saberes Tradicionais e Etnografia.

O evento contará, ainda, com a participação do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, da diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Heloisa Bertol Domingues e de agentes sociais que, na oportunidade, apresentarão suas experiências sobre a construção de Centros de Saberes em suas comunidades.

O Seminário e a Exposição, de acordo com os organizadores, são atividades do “Projeto Centro de Ciências e Saberes: experiência de criação de Museus Vivos na afirmação de saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais” financiado pelo CNPq e promovido pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA/UEA), pelo MAST e pelo Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA).

Integrada à programação do Seminário, acontecerá, também, a Exposição “Saberes Tradicionais e Etnografia”, aberta ao público durante todo o evento, de 9h às 20h, na Casa do Maranhão. Nesse local, além da apresentação de peças escolhidas pelos próprios agentes para representar seus saberes e fazeres, ocorrerá a exibição de vídeos, apresentações culturais, venda de livros e produtos tradicionais.

Os organizadores informam que, paralelo a essas atividades, será realizado na Casa do Maranhão, o lançamento dos seguintes livros: dia 6 (quarta-feira), às 19h, livros da coleção “Narrativas Quilombolas” e “Luta e resistência quilombolas”; dia 07 (quinta-feira), livro “Regime tutelar e faccionalismo: política e religião em uma reserva Ticuna”, de João Pacheco de Oliveira; dia 08 (sexta-feira), lançamento dos livros das aulas inaugurais do PPGCSPA, pela professora Heloísa Maria Bertol Domingues, Otávio Guilherme Velho e José Sérgio Leite Lopes.

Sobre o Seminário

Ao longo dos três dias serão realizadas mesas de discussão sobre os seguintes temas: “Conhecimentos Tradicionais e Normas Legais na Pan-Amazônia”; “Saberes, literatura dos viajantes na Amazônia e Museus”; “Os Museus e as representações dos povos e comunidades tradicionais” e “As experiências do Projeto ‘Centros de Ciências Saberes’”.

Além da participação dos pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e dos agentes sociais, os debates contarão com a presença de pesquisadores convidados de diferentes universidades e instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Dentre os convidados internacionais destacamos: Alfredo Vitery (Equador); Eleazar Jose Yriza (Venezuela); Horácio Usquiano, Ministério das Relações Exteriores (Bolívia); Mario Garreta Chindoy (Colômbia); Mille Gabriel, curadora do Museu Nacional (Dinamarca); Richard Kipruto, representante do povo Endorois (Quênia).

O homenageado do Seminário será o doutor de ossos de Canelatiua, Domingos Ribeiro, porta-voz dos interesses de uma territorialidade específica, conhecida como Terra da Pobreza, localizada no território étnico de Alcântara.

Sobre a exposição

imagem exposiçãoA Exposição “Saberes Tradicionais e Etnografia” agrupa Centros de Ciências e Saberes, que constituem uma rede de associações de base comunitária de pesquisadores e de instituições científicas, que visa fortalecer o patrimônio cultural de povos e comunidades tradicionais na Amazônia, através de uma relação dinâmica entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais.

O Projeto Centro de Ciências e Saberes: experiências de criação de Museus Vivos na afirmação de saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais” está apoiado em trabalhos de pesquisa etnográfica com povos e comunidades tradicionais, de etnicidade definida, e viabiliza condições efetivas para a consolidação de um novo domínio de investigação acadêmica, abrangendo a produção e a divulgação dos saberes tradicionais.

Como atividades culturais, o evento terá Tambor de Crioula, Bambaê de Caixa de Penalva e Cajari e as Encantadeiras.

Os homenageados da exposição serão Manuel da Conceição, liderança camponesa de Imperatriz, que estará presente ao evento e a antropóloga Lygia Sigault (in memorian).

Consulte a programação aqui

Por: Alcindo Barros

 



Últimas Postagens