Direções de Curso utilizam estratégias para preparar concluintes que irão participar do ENADE 2017

Por em 13 de setembro de 2017

LOGO_ENAD_2017_2
Faltam menos de três meses para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), instrumento do Ministério da Educação e Cultura para analisar a qualidade dos cursos de graduação e das instituições de Ensino Superior do País, e as direções dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estão envolvidas no preparo dos concluintes que irão fazer o exame.

Este ano foram convocados os acadêmicos concluintes dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, e Pedagogia.

Como o ENADE é um componente curricular obrigatório, o estudante concluinte do curso a ser avaliado tem que fazer a prova para que possa colar grau e receber seu diploma.

Para preparar os alunos, as estratégias usadas pela Direção do Curso de Biologia, cujo simulado enadecurso foi um dos mais bem avaliados em edições anteriores do ENADE, são: reuniões presenciais da Direção com os estudantes para divulgação de informações sobre edital e formato da prova, utilização de questões relacionadas a concursos diversos nas provas durante a graduação, simulados com questões das provas de edições anteriores do Enade e grupos em redes sociais para esclarecimento de dúvidas sobre o Exame.

Ações semelhantes têm sido realizadas pela Direção do Curso de Letras do Campus Barra do Corda e também pela Direção do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Paulo VI. Esta última criou uma comissão formada por docentes para intensificar as atividades relacionadas ao ENADE para os alunos, inclusive reforçando as disciplinas nas quais eles tiveram dificuldades quando fizeram o simulado.

Essas atividades continuam até meados de novembro, quando acontecerão as provas. O Exame está marcado para o dia 26 de novembro, com início às 13h30 (horário de Brasília) e terá 4h de duração.

Mais informações sobre o ENADE, acesse http://www.uema.br/2017/06/saiba-quais-cursos-da-uema-serao-avaliados-no-enade-2017/

Por: Débora Souza