UEMA renova acordo de Cooperação Internacional com Universidade do Arizona


Por em 30 de maio de 2018



 Renovação UEMA-Arizona 006O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, recebeu, no dia 21 de maio, o professor e PhD em Antropologia Aplicada, Timothy J. Finan, que já realizou atividades em 34 países, como representante da Universidade do Arizona, trazendo assinada a renovação do acordo de cooperação internacional entre as duas entidades para mais cinco anos.

Desde 2012, ambas as universidades mantêm um constante contato para discutir as várias maneiras de colaboração e parcerias que possam beneficiar discentes e docentes, por meio do apoio da Assessoria para Relações Internacionais.

Dentre os objetivos do novo acordo estão o intercâmbio de professores e estudantes por curtos períodos e visitas por longos períodos, quando recursos e outras circunstâncias permitirem, a elaboração de projetos de colaboração de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de propostas formais de fundos de cada pesquisa, a recepção de professores em período sabático e cientistas de pós-doutorado, etc.

Aulas prof. Timothy (2)Após as assinaturas, o professor Timothy Finan, que possui 37 anos de docência na Universidade do Arizona, deu início às aulas do mestrado do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), que serão realizadas até o dia 28 de maio, em parceria com a professora adjunta e membro do corpo permanente do PPDSR, Marivânia Furtado.

As aulas são da disciplina Metodologia de Pesquisa em Pós-Graduação e o professor Timothy vai ensinar sobre a área de Filosofia de Pesquisa e as bases teóricas de pesquisas, análise quantitativa, como fazer análise de campo e preparar os instrumentos de pesquisas, etc.

De acordo com o professor e coordenador do PPDSR José Sampaio, o professor Timothy Finan, que ministrou a aula inaugural da 3ª turma do Mestrado em Geografia Natureza e Dinâmica do Espaço da UEMA, em agosto passado, na época, veio com uma proposta de trabalho em que uma das pesquisas realizada por ele no Ceará, com relação a problemas urbanos, encaixava-se com algumas pesquisas de professores do programa.

“Isso facilitou para que ele pudesse vir ministrar uma palestra, ano passado, no PPDSR. Além dessa palestra, houve a possibilidade dos professores do programa perceberem que havia uma relação entre as atividades de pesquisas já realizada do professor Timothy, com as atividades que os professores Frederico Burnett, Antônio José e Marivânia Furtado realizavam aqui na UEMA”, relembra Sampaio. “Depois, criamos um ambiente formal entre os professores Marivânia e Timothy para a proposta de estruturação da disciplina Metodologia da Pesquisa ser ministrada pelos dois”.

Segundo o professor Timothy Finan, as aulas para o mestrado em Desenvolvimento Sociespacial e Regional é uma oportunidade de continuar a explorar maneiras de realizar um projeto de pesquisa feito entre UEMA e Universidade do Arizona. “Também estamos com a ideia de realizar intercâmbios de professores e estudantes, tanto de graduação, como de pós-graduação”, comenta o professor Finan.

Devido às pesquisas do professor Finan serem mais aplicadas, dando consequênciasRenovação UEMA-Arizona 003 para formulações de políticas públicas que trabalham na área de problemas sociais, a parceria neste mestrado é benéfica para as duas instituições acadêmicas. “Há tantos desafios aqui no Maranhão que, em termos de pesquisas, é quase uma terra virgem. Como a UEMA tem 35 anos de existência, ainda está criando a sua visibilidade. E para nós, da Universidade do Arizona, que temos o coração brasileiro, essa é uma oportunidade única de trazer nossa contribuição, de forma humilde”, declara o antropólogo.

Para a professora Marivânia Furtado, o objetivo da parceria nas aulas do mestrado é inserir os pesquisadores da UEMA nas oportunidades de formação em pós-graduação e pós-doutorado no Arizona e também que o grupo de pesquisa Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade, coordenado por ela, seja receptor dos pesquisadores de fora.

“Dada a formação do professor Timothy em Antropologia Aplicada, na Universidade do Arizona, ele vem somar com esse coletivo de estudantes e professores para qualificar essas pesquisas no âmbito social e somando esforços desse empírico, a partir da realidade que ele conhece do mundo”, explica a professora.

E continua: “O objetivo dessa parceria não é só de que o professor Timothy ministre as aulas, como um visitante da instituição, mas sim ser um conjunto de ações que envolvam o ensino da pós-graduação, pesquisa e atividades de extensão que seria essa troca de saberes entre os conhecimentos da academia e dos movimentos sociais e das comunidades locais com as quais também teremos um contato, na próxima semana, em uma comunidade quilombola na Baixada Maranhense”, informa.

No que concerne à internacionalização da UEMA, o professor José Sampaio acredita que as parcerias institucionais entre universidades nacionais e internacionais é muito importante. “Pois dá visibilidade ao corpo docente, a intercâmbios, a projetos de pesquisas, às atividades de extensão dos Programas de Pós-Graduação (PPGs). A Assessoria para Relações Internacionais e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio de fomento dos editais, têm possibilitado que os PPGs possam estender e estreitar tais relações”, avalia.

Segundo o professor Finan, a parceria entre as duas entidades é de suma importância, não só para a Uema, mas também para a Universidade do Arizona, que por sua vez, tem como intuito de, cada vez mais, internacionalizar-se e criar laços institucionais duradouros que possam resultar em várias produções científicas e colaborações acadêmicas, que é a missão da vida de uma universidade.

“Se a gente pode, com essa dinâmica de intercâmbio, focar em trabalhos do interior e a até mesmo aqui da ilha para avançarmos com pesquisas, isso vai expandir a percepção de muitos estudantes americanos que não conhecem muito Brasil e vai expor os estudantes e professores da Uema para aquilo que a Universidade do Arizona tem a oferecer” finaliza Finan.

Por Raysa Guimarães/ARI 



Últimas Postagens - Array / noticias-uema