UEMA recebe palestras do Campus France Brasil

Por em 13 de maio de 2019

Campus France na UEMA (1)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria para Relações Internacionais (ARI), recebeu Letícia Vieira, representante da Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção de estudos na França, para a realização de palestras que tiveram como objetivo incentivar o intercâmbio de estudantes da Universidade ao país europeu, realizadas nos dias 09 e 10 de maio, no auditório da UEMAnet, no Campus Paulo VI, e no prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Centro Histórico, respectivamente.

Dentre os assuntos nas palestras, que foram transmitidas em live no perfil da Assessoria, a representante da agência em Recife abordou sobre o ensino superior francês e quais suas principais instituições de destaque, cursos e idiomas, como escolher o curso ideal e candidatar-se a ele, quais os tipos existentes de intercâmbio, custos dos estudos, benefícios e bolsas e o procedimento pré-consular obrigatório para tirar o visto de estudante.

De acordo com Letícia, a Campus France é uma agência governamental, e não uma agência de turismo ou intercâmbio. É ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores e, no Brasil, os cinco escritórios existentes, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília estão vinculados ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

“A agência está presente em mais de 120 países e, sendo governamental, qualquer estudante estrangeiro fora da França e da Europa precisa passar por ela. Dessa forma, nossa missão com essas visitas pelo nordeste brasileiro é trazer orientações, mostrar os caminhos das pedras para que os estudantes possam compreender como fazer para estudar na França, e, assim, promover o ensino superior e a mobilidade de pesquisadores”, explicou. A representante, ainda, destacou que a média de pessoas que aplicam na candidatura pela Campus France e são aprovadas é de 75%, considerado um número elevado.

Na palestra do dia 09, o professor Ewaldo Eder Santana, do departamento de Matemática e Informática da UEMA, contribuiu com a sua fala apresentando a possibilidade de intercâmbio dos alunos da instituição a França, por meio do acordo de cooperação vigente entre UEMA e o Instituto Politécnico de Grenoble, ou Grenoble INP, e relembrou o que mais marcou sua experiência no pais.

“O diferencial de lá é a postura do próprio estudante, a seriedade com que eles vão buscar o conhecimento. Se preparem, pois o nível de conhecimento é diferenciado, a exigência é bem maior para cima do aluno, que do próprio professor. É você, estudante, que quer se tornar mestre, doutor”, ressaltou o professor.

Já na palestra do dia 10, as professoras Ingrid Barros e Andrea Duailibe, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, também relaram suas experiências com intercâmbios e entusiasmaram os estudantes que lotaram a sala para conhecerem as possibilidades de viajar e estudar na França.

Para o assessor para Relações Internacionais da UEMA, Thales Passos de Andrade, a palestra serviu para mexer com a curiosidade dos estudantes. “A contribuição que, tanto da Letícia, quanto dos professores Ewaldo, Ingrid e Andrea deram foi muito importante. Eu acredito que serviu para estimular inspirações e esclarecer dúvidas dos estudantes que compareceram nos dois dias, podendo, assim, entender mais sobre tais oportunidades que se abrem votadas para a França”, disse o professor.

Para saber mais sobre intercâmbio para a França, acesse o site da Campus France Brasil ou consulte a ARI para mais informações sobre o convênio com a Grenoble INP.

Por Raysa Guimarães