Alinhamento estratégico e assinatura de Convênio para estágio na Defensoria Pública marcam Reitoria Itinerante no Campus Bacabal

Por em 30 de agosto de 2019

WhatsApp Image 2019-08-30 at 10.10.37 (1)

Aconteceu, hoje (30), no Campus Bacabal, mais uma reunião do projeto Reitoria Itinerante.

O reitor Gustavo Costa, o vice-reitor Walter Canales, os pró-reitores Antonio Roberto Coelho Serra (PROPLAD), Rita de Maria Seabra Nogueira (PPG) e Paulo Henrique de Aragão Catunda (PROEXAE); o assessor da Pró-Reitoria de Graduação, João Gouveia, representando a pró-reitora Zafira Almeida; e o assessor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Welton Mendes, representando o pró-reitor Rômulo Travassos; apresentaram dados à comunidade acadêmica local sobre o que a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) tem realizado, além de novos projetos a serem implantados.

Os assuntos tratados foram orçamento da IES, infraestrutura, avaliação dos cursos de graduação, dados sobre a pós-graduação, projetos de extensão, planejamento institucional, dentre outras iniciativas e articulações para o desenvolvimento acadêmico.

WhatsApp Image 2019-08-30 at 10.06.16Para o reitor Gustavo Costa, o momento atual da Educação Superior pública do Brasil traz preocupações e todos devem unir esforços para reafirmar o ensino público gratuito.

“Mesmo diante de um cenário totalmente adverso, não podemos renunciar nossa missão. Temos que mostrar àqueles que atacam as universidades que fazemos ciência com qualidade, que aprimoramos a cada dia o processo de formação de novos profissionais, que chegamos a espaços do território maranhense que, sem a nossa Universidade, jamais seriam atendidos”, alertou.

O reitor também apontou a necessidade de elevar os indicadores de desempenho da pós-graduação e da graduação nas avaliações nacionais, a exemplo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).  Ele mencionou a probabilidade de que, em breve, a política de financiamento estará atrelada aos cursos que tenham melhores desempenhos, diferente do que estava sendo feito.

A diretora do Campus Bacabal, Rosy Mary Soares Ribeiro, reconheceu a importância da Reitoria Itinerante, ressaltando que é a oportunidade de alinhar as estratégias de ação da instituição no Campus.

“A professora Rozilma fez, juntamente com a Gestão Superior, algo que consideramos essencial, que foi  a estrutura física, agora, nossa obrigação é melhorar os outros indicadores. Estamos dando todos os passos possíveis para que superemos o momento pelo qual passa a educação”, disse.

WhatsApp Image 2019-08-30 at 10.06.16 (1)Durante a reunião, também houve a assinatura do Convênio entre a UEMA e o Núcleo da Defensoria Pública de Bacabal que irá oportunizar estágio no órgão para os estudantes do Curso de Direito do campus, revitalizando o Núcleo de Práticas Jurídicas, além de beneficiar as pessoas carentes da sociedade bacabalense.

O documento foi entregue à advogada da Defensoria Pública Maria Elza Freitas Melo, que representou o coordenador do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Bacabal, Davi Pessoa Lucena. Os estudantes começam o estágio a partir de setembro.

“É um convênio de grande importância. Essa parceria vai oportunizar a atuação dos nossos estudantes de Direito do Campus Bacabal, que já têm um atestado de qualidade no exame da OAB, nesse importante instrumento de cidadania (Defensoria Pública), onde poderão desempenhar suas atividades pré-profissionais no campo do estágio”, comemora o reitor.

WhatsApp Image 2019-08-30 at 12.25.52

Por Débora Souza