Professor e aluno da UEMA participam de publicação na Revista Science sobre a distribuição das comunidades de minhocas no mundo todo.

Por em 29 de outubro de 2019

kl

As mudanças climáticas podem causar alterações significativas nas comunidades de minhocas no mundo todo, ameaçando as diversas funções ecológicas que elas exercem. Esse é um dos principais resultados do estudo publicado na última edição da Revista Science: “Global Distribution of Earthworm Diversity”. A pesquisa foi liderada por cientistas da Alemanha (German Centre for Integrative Biodiversity Research e Universidade de Leipzig), com a participação do Prof. Dr. Guillaume Xavier Rousseau e do recém doutor Luis Hernández, ambos do Programa de Programa de Pós-graduação em Agroecologia da UEMA.

O estudo reuniu mais de 140 pesquisadores do mundo todo e compilou a maior base de dados global sobre minhocas, com 6.928 locais em 57 países. As 150 áreas do Maranhão foram amostradas com apoio da FAPEMA e da CAPES.

O Prof. Rousseau é o curador da Coleção de Invertebrados do Solo do Maranhão (CISMA) sediada na UEMA, e junto com Dr. Hernández já descreveu oito espécies novas de minhocas no estado. As minhocas são fundamentais à saúde do solo e agricultura, promovendo  serviços ecossistêmicos, como a infiltração de água e a ciclagem de nutrientes.

Confira aqui a publicação na Revista Science