VIII Encontro Cultural de Língua Inglesa acontece no Campus Caxias

Por em 14 de outubro de 2019

IMG_0359Foi realizado no Campus Caxias, de 8 a 11 de outubro, o VIII ECLIN (Encontro Cultural de Língua Inglesa). Com o tema “English Language: a Polysemic  Approach”, foi organizado pelas professoras Rosângela Veloso da Silva, Francisca Maria Figueiredo Lima, Lígia Vanessa Pereira Oliveira e acadêmicos do 2º, 4º e 8º períodos do Curso de Letras (Língua Inglesa; Língua Portuguesa e Literatura). O Encontro contou com oficinas, conferências, minicursos, mesas redondas, palestras, um sarau bilíngue, karaokê e exposições.

Na tarde do primeiro dia houve a oficina “Inglês para turismo”, ministrada pelo Prof. Esp. Carlos Augusto Mendes, em que foram abordados tópicos como hotéis, táxis e restaurantes. “A oficina elencou informações importantes quando nos encontramos em ‘ciladas’ e nos orienta a não sermos um turista inadequado ou mal educado”, disse ele. A palestra de abertura, sobre tradução, também ficou a cargo dele: “Eu desmistifico pontos sobre o que é tradutor, tradução e os meios para traduzir evitando deslizes. O tradutor precisa saber mecanismos, detalhes e investigar para obter uma tradução eficiente”. À noite houve uma encenação teatral do Grupo Teale.

A Diretora do Centro, Professora Jordânia Pessoa, disse: “Percebemos nos alunos de inglês a questão de trabalhar o cotidiano do curso. As professoras Francisca e Lígia são egressas recentes da casa e já atuam aqui. Vários alunos das turmas delas já concluíram o Mestrado e estão trabalhando. Isso é gratificante para a universidade”.

Na manhã do dia 9 houve uma exposição de pinturas e fotografias de ex-alunos locais e de visitantes, como as de Jaí Nascimento e Christian Rêgo, que estudam Biologia do Campus UEMA da cidade de Brejo. A professora Sabrina Macêdo, graduada pela UEMA Caxias, também expôs seus trabalhos, que ficaram em um dos corredores até o final do evento, juntos com as de outros participantes.

A tarde foi reservada para as oficinas. Entre os vários assuntos a graduada Camila Cristina (UEMA) apresentou “A importância do conhecimento da língua inglesa na formação pessoal e profissional de acadêmicos” e o acadêmico Eduardo da Silva falou sobre “Street Art: a possible method to learn English”.

A professora Rosângela Veloso falou: “O objetivo principal do VIII ECLIN é divulgar e socializar as produções acadêmicas, culturais e artísticas da nossa comunidade, de cidades vizinhas e outras instituições de ensino superior e médio. Também oportunizar aos professores da área que possam apresentar suas experiências de projetos feitos em suas escolas. A temática do Encontro é justificada pela abrangência e importância da língua inglesa no contexto atual em várias áreas, trazendo para a prática de uso a língua inglesa nas artes, ciências, letras, etc.”, explicou.

IMG_0245Os minicursos “Conversação em Língua Inglesa”, com a Profa. Esp. Ana Letice da Silva (Liberty Caxias) e “Os Estudos Literários e os Métodos Quantitativos de Análise”, das acadêmicas Ana Paula Nunes e Alana Costa (UEMA/ CAMPUS Caxias) foram alguns dos ofertados no evento.

Na manhã do terceiro dia alunos da UEMA fizeram sessões de comunicações orais com o tema “Tecnologia e Ensino de Língua Inglesa”, mostrando como usar recursos digitais da melhor maneira no aprendizado do inglês em sala de aula. Em seguida o Prof. Me. Joniery Rubim de Souza (IFMA) palestrou sobre técnicas de aprendizagem para engajar os alunos nas atividades do professor.

O aluno graduado Oriel Wandrass (UEMA) falou sobre as atividades: “O ECLIN sempre aborda questões que fazem o professor ver o mundo educacional de forma mais contundente. É uma visão de como ensinar, utilizar a literatura estrangeira e expressões cotidianas. As palestras dos professores doutores nos abrem o universo educativo”, comentou.

IMG_0599Na manhã do último dia o professor Joniery Rubim fez a sessão de comunicação em inglês “Presentation in English”. Depois fez-se uma mesa redonda  com três convidados.  A professora Noeme Cunha Pereira (UFPI/UEMA) falou sobre aspectos religiosos da literatura na América e os primeiros poemas da Nova Inglaterra.  A pesquisadora e Profa. Ma. Alícia Dandara Tavares (NEPA/UESPI) falou da obra “O Olho Mais Azul”, da escritora negra Toni Morrison (que não aceitava o olhar que o branco tem sobre o negro). O Prof. Mestrando Antônio Carlos (UFPI/Liberty Caxias) analisou e correlacionou os personagens “Calibã” (da obra “A Tempestade”, de Shakespeare), e “Caliban”, mutante da história em quadrinhos “X-Man”.

À noite, na palestra de encerramento “o Ensino de Língua Estrangeira além dos muros da escola”, a Profa. Dra. Maura Rejane apresentou dados sobre o aprendizado de inglês e sugestões para sua melhoria. Itens como formação de professor; estímulos para que ele pratique o inglês fora da sala de aula; e sua criatividade para combater a indisciplina dos alunos foram tratados. Ela citou também o engajamento necessário: “É preciso fazer acontecer para melhorar a assimilação de conteúdo. A língua adquirida é construída socialmente”, acredita.

Por Emanuel  Pereira