UEMA discute sobre internacionalização durante 5º Café Internacional

Por em 20 de dezembro de 2019

IMG_7561A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria para Relações Internacionais (ARI), realizou, nesta quinta (19/12), o 5º Café Internacional.

“O objetivo foi reunir estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, gestores e representantes de centros de idiomas para orientar sobre mobilidade internacional e informar sobre as atividades desenvolvidas no processo de internacionalização da Universidade”, explicou o Assessor para Relações Internacionais da UEMA, Prof.Thales Andrade.

IMG_7567De acordo com o Reitor Gustavo Costa, “desde a criação da ARI entendíamos a necessidade de dá convergência as diversas ações de internacionalização até então existentes. E esse dia é de iniciativas  pessoais e essa rede de relacionamento passa também por uma rede pessoal de contatos, de programas internacionais, de orientações, de intercâmbios anteriores. A partir da orientação da ARI foi criando forma e começando a criar conteúdo e conseguiu perfeitamente corresponder a nossas expectativas iniciais. E esse Café tem algumas peculiaridades, além daquela característica que já é um traço marcante do compartilhamento de experiências e relatos de experiências bem sucedidas, da demonstração sob forma de prestação de contas, do que nós avançamos ao longos desses anos em termo de novos convênios, adesão aos novos programas. Além disso tudo, tivemos um ponto alto no evento, que foi a instituição do Comitê de Internacionalização para UEMA, que ficará responsável pelo acompanhamento de proposição, debates sobre a política de institucionalização da Instituição, com uma missão inicial, que é conduzir a elaboração do Plano Estratégico de Internacionalização da nossa Universidade”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Prof.José Celso Freire Junior, Assessor Chefe de Relações Externas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que falou sobre “Internacionalização no Ensino Superior?”. Durante a palestra, ele contou um pouco da sua trajetória profissional até chegar à internacionalização. Em seguida, apresentou conceitos atuais de internacionalização e como ela é trabalhada nos países desenvolvidos. Na Europa, dentre os exemplos dados, internacionalizar significa preparar os estudantes para o mercado global, melhorar a qualidade da educação, instituir a competitividade e melhorar a qualidade da pesquisa produzida.

IMG_7575

De acordo com José Celso Freire, o Plano de Internacionalização da UNESP baseou-se no conceito de Internacionalização Abrangente, de John Hudzik, que é utilizada em todas as ações de desenvolvimento da internacionalização em várias universidades pelo mundo.

A programação, ainda, contou com a apresentação dos novos programas de mobilidade acadêmica que a UEMA integrou neste ano, como o Be_a_Doc, do Coimbra Group, BRACOL e BRAMEX, do Grupo Coimbra para Universidades Brasileiras, e o PEC-G, dos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores; depoimento de discentes participantes do Programa de Mobilidade Internacional Cidadão do Mundo; Workshop do Comitê de Internacionalização para UEMA, com o Magnífico Reitor Gustavo Pereira da Costa; apresentação do Comitê de Internacionalização, entre outras atividades.

Na ocasião, foi lançado o Guia do Visitante Estrangeiro na versão inglesa e a 2ª edição da Revista Internacional UEMA News, desenvolvidos pela ARI.

O evento foi transmitido via webconferência para os campi e polos UEMA.

Texto e Fotos: Paula Lima