UEMA é contemplada com Bolsas para o PIBID e RP

Por em 25 de maio de 2020

3A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi contemplada com 192 Bolsas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e 144 Bolsas para o Programa Residência Pedagógica (RP). A avaliação foi realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os dois programas têm o objetivo de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica.

De acordo com a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) e Coordenadora do PIBID, professora Maria Goretti Cavalcante,  foram selecionados, por meio dos Editais 01/2020 e 02/2020 da CAPES, 120 bolsas para as áreas prioritárias e 72 para as áreas gerais do PIBID, e 86 bolsas para as áreas prioritárias e 58 para as áreas gerais do Programa Residência Pedagógica. O processo de desenvolvimento dos projetos iniciará a partir de 1º de junho e terá a duração de 18 meses.

“A nossa Instituição foi selecionada entre as 250 Instituições do Brasil, em dois projetos Institucionais, o PIBID e o RP. Posteriormente, divulgaremos o resultado oficial, contendo a lista dos Núcleos que serão contemplados com essas Bolsas. A execução desse Edital irá até janeiro de 2022. Nós estamos muito felizes com esse resultado, pois, mesmo diante do cenário que estamos vivendo, sermos contemplados com essas Bolsas é extremamente gratificante. O impacto na formação dos licenciandos e nas escolas é muito grande”, destacou professora Goretti.

downloadPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).

Visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O PROGRAMA concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos nas instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

OS PROJETOS devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente da Universidade Estadual do Maranhão, participante do programa.

2Programa Residência Pedagógica (RP).

O Programa de Residência Pedagógica visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a executar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias; induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores e  promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Seguem os resultados

Por Karla Almeida