Alunos de Enfermagem do Campos Grajaú produzem cartilhas educativas sobre a saúde do trabalhador

Por em 17 de março de 2021

WhatsApp Image 2021-03-17 at 13.45.00

Alunos do 4º período de Enfermagem do Campus Grajaú produzem cartilhas educativas sobre a saúde do trabalhador. A ideia veio do professor Eliel dos santos Pereira, da disciplina de Enfermagem do Trabalho.

“Foi proposto um trabalho inovador com o objetivo de disseminar as informações relacionadas às temáticas de saúde do trabalhador. Neste intuito, a construção de uma cartilha educativa tem fins de ultrapassar barreiras tecnológicas e chegar a informação aos desfavorecidos, além de fortalecer a política do ensino e aprendizagem da nossa universidade”, explicou o professor.

A ideia foi que os alunos tivessem um aprofundamento nos temas propostos e pensassem “fora da caixinha”, como um profissional de enfermagem.

“Para além de um trabalho acadêmico que foi concluído, a cartilha é algo que pode ser vinculado no futuro, lapidado para se tornar acessível ao público que foi destinado. Acredito que nossa turma conseguiu ter um maior aproveitamento nas disciplinas e conseguimos colocar em prática tudo que foi aprendido. E a metodologia também foi inovadora, diferente das que vinham sendo aplicadas. Conseguimos integralizar bastante coisa. Além de tudo, a iniciativa abriu novos horizontes para quem quer desenvolver ações como essa no futuro”, enfatizou a acadêmica Tarcila Monteiro.

Opinião compartilhada pelo também acadêmico Carlos Eduardo: “a inciativa nos veio enriquecer bastante tanto no nível tecnológico quanto no meio científico sobre a enfermagem e o trabalho. O professor sobre dividir todos os pilares de dificuldade no ensino remoto e botar em meio a isso o nosso desejo de querer mais. Ele soube sugar da gente o nosso melhor. Introduziu tecnologia e ciência em meio a dificuldade da pandemia. A cartilha foi de fundamental importância, abriu novos horizontes acerca de como sermos profissionais, do que tratarmos e nos aprofundarmos no tema e termos a experiência de desenvolver algo que é único”.

De acordo com a Diretora do Campus Grajau, Profa. Ana Rita Bezerra, esse trabalho mais uma vez demonstra o compromisso e zelo  dos Professores e acadêmicos com a comunidade. “O enfermeiro é um eterno educador. E a Enfermagem do Trabalho compõem a saúde publica. Que é responsável pelas técnicas e métodos que devem ser utilizadas na saúde publica. Pensando nesta linha, Prof. Eliel juntamente com nossos acadêmicos, desenvolveram no decorrer da disciplina cartilhas educativas em um formato diferente, atrativo, bem pautado e de fácil entendimento”, destacou ela.

Confira as cartilhas clicando nos links abaixo:

Papel do enfermeiro na prevenção de acidentes com cortes e fraturas na construção civil

Noções sobre acidentes de trabalho e os direitos do trabalhador

O trabalho infantil e seus potenciais agravos na saúde da criança e sua relação familiar

Acidentes hospitalares com materiais perfurocortantes

WhatsApp Image 2021-03-17 at 13.44.39

WhatsApp Image 2021-03-17 at 13.45.10