Mais avanços na educação: Governo e UEMA inauguram prédio de Matemática e Física do Campus Paulo VI

Por em 30 de novembro de 2021

Ordem de investimento foi de 10 milhões de reais. Centenas de alunos da Universidade Estadual do Maranhão serão beneficiados com o novo prédio.

Na manhã dessa segunda, 29, o Governo do Estado e a Universidade Estadual do Maranhão inauguraram o prédio de Matemática e Física do Campus Paulo VI. A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, do reitor e vice-reitor da UEMA, Gustavo Costa e Walter Sant´ana, respectivamente, do deputado estadual, Duarte Junior, além de pró-reitores, diretores de cursos, chefes de departamentos, professores, servidores e alunos.

O novo prédio tem 3.731, 73 m² de área construída, 10 salas de aula, Laboratório de Informática, Laboratórios de Ensino e Pesquisa para Matemática, Laboratório de Pesquisa Aplicada (Matemática), sala do PROFMAT, quatro salas de pesquisa para Física, três Laboratórios de Física, coordenações e direções dos cursos, banheiros (incluindo banheiros PCD), rampas para deficientes, diretórios acadêmicos, salas de reunião, salas de estudo, salas de pós-graduação, cantina e área de vivência. O espaço também contribuirá para os cursos de Engenharia, no que se refere ao uso dos laboratórios.

Para além de tijolos, cimento e ferro, o prédio representa, de acordo com o reitor da UEMA, um avanço na educação do Maranhão e na ampliação do compromisso da UEMA com a formação de professores e professores das área de Física e Matemática, segundo o reitor Gustavo Costa.

“Eu jamais vi uma política de investimento tão ousada e comprometida como tem sido essa do governo atual em relação à Universidade Estadual do Maranhão”, pontou Costa.

De acordo com o  maior estudo sobre educação do mundo, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil tem baixa proficiência na área de Matemática, por exemplo, se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. Na última edição do estudo PISA (2018), foi revelado que 68,1% dos estudantes brasileiros, com 15 anos de idade, não possuem nível básico de Matemática, considerado como o mínimo para o exercício pleno da cidadania.

Em vista disso, o reitor da UEMA, Gustavo Costa, frisou que só com o investimento na formação de professores das áreas de Matemática e Física, em um processo qualitativo e quantitativo, essa realidade poderá ser transformada.

Para o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, a preocupação com a educação sempre foi prioridade desse governo, desde a base até o ensino superior. E por mais que os frutos a serem colhidos com a educação sejam de médio e longo prazo, esse foi e é o único caminho possível para mudar a realidade que estado vive.

Para Walter Canales Sant´ana, vice-reitor da UEMA, essa edificação foi totalmente projetada sob a demanda dos professores. “As instalações foram feitas sob encomenda. O que os docentes pediram, de acordo com suas necessidades de ensino e pesquisa, está sendo entregue hoje”, sublinhou Sant´ana.

A diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da UEMA, Maria Gorete Cavalcante, fez um convite a todos os presentes: “Olhem para esse prédio robusto e vejam a que ele convoca! Sua beleza e magnitude convoca um trabalho belo, sério e contínuo em prol das áreas da Física e da Matemática. Todos nós vamos usufruir desse espaço e que ele seja um espaço de alegria, de trabalho e de excelência”, discorreu Cavalcante.

E, às vésperas de iniciar as celebrações pelos 40 anos da UEMA, o reitor evidenciou que essa é a universidade de todos os maranhenses. “O Governo de Flávio Dino e Carlos Brandão tem dado toda a atenção, o respeito e a valorização que merece nesses quase 40 anos de existência”, concluiu.

Por: Walline Alves Guimarães

Fotos: Rafael Carvalho