Você conhece a ferramenta 5S? Sabia que ela pode ajudar no enfrentamento à Covid-19 ?


Por em 4 de fevereiro de 2022



                                                                     

O 5S é composto por 5 atividades iniciadas pela letra S: Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Ordenação), Seiso (Senso da Limpeza ou Asseio), Seiketsu (Senso de Saúde) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina) com o objetivo de organizar o local de trabalho e padronizar dos processos de trabalho, de maneira a torná-los mais eficientes, proporcionando a reorganização do ambiente através da eliminação de materiais obsoletos, identificação dos materiais, execução constante de limpeza no local de trabalho, construção de um ambiente que proporcione saúde física e mental e manutenção da ordem implementada (SILVA,1996).

No que tange ao enfrentamento à Covid-19, podemos nos apropriar do Seiketsu (Senso de Saúde) e Seiso (Senso da Limpeza ou Asseio). Eles nos orientam a limpar a área de trabalho com o intuito de […] conseguir um ambiente e um local de trabalho agradáveis (CHRISTO, 2004, p.14). Conforme Badke (2004), o senso de saúde visa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes e zelar pela higiene pessoal.

Diante dessa afirmativa, podemos nos prevenir do coronavírus adotando às seguintes ações de higiene e saúde no local de trabalho:

1-Higienizar mesas e cadeiras todas as vezes que chegar no trabalho;
2-Limpar as ferramentas utilizadas para operacionar o trabalho;
3-Lavar as mãos constantemente;
4-Cuidar da sua imunidade;
5-Usar máscara;
6-Vacinar-se.

Adotar práticas simples como essas nos ajudam a ter um ambiente laboral saudável e limpo, bem como impede a propagação do vírus Sars-Cov-2.



Últimas Postagens