Equipe do UEMAnet visita o Campus Caxias para divulgar Vestibular EaD 2022

Por em 25 de março de 2022

Nos dias 24 e 25 de março uma equipe do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) esteve no Campus Caxias e emissoras de rádio e TV realizando a divulgação do Vestibular EAD 2022.

“As inscrições tiveram início dia 21 de março e terminam em 29 de abril. Serão oferecidos 4 cursos em Caxias: Geografia Licenciatura; Física Licenciatura; Tecnólogo em Gastronomia e Tecnólogo em Segurança do Trabalho. Cada curso terá 30 vagas. Temos a cota do Sistema Especial e do Sistema Universal, sendo que 10% das vagas serão destinados para o Especial 1 (negros e indígenas) e 5% para pessoas com deficiência”, explicou a colaboradora do UEMAnet (Coordenação de Tutoria), Kate Lis Varão Santos.

Outro colaborador, Thondason Dhonas de Jesus Costa, se pronunciou: “Os cursos de Física e Geografia são voltados para a formação de professores. O objetivo principal do Núcleo de Tecnologia para a Educação é buscar a qualificação, não só para quem mora em Caxias, mas para toda a região, que será contemplada com os cursos oferecidos pelo UEMAnet. Lembrando que há uma flexibilidade, apesar do Centro já oferecer o curso na modalidade presencial, no caso de Geografia. A modalidade a distância busca justamente atender as pessoas que porventura não têm condições de fazer o curso na modalidade presencial”.

O Campus Caxias, por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o polo UAB, terá as duas modalidades do curso de Geografia, proporcionando diversidade na formação do geógrafo. No caso da Física, já existe uma necessidade muito grande, uma vez que não tem a oferta na modalidade presencial. O curso à distância visa atender a carência de professores graduados na área de Física.

Sobre os cursos tecnólogos, Kate Lis se manifestou: “teremos a primeira oferta do Curso Tecnologia em Gastronomia e a expectativa é grande. O outro curso é Segurança no Trabalho. Ressaltando que são cursos com menor duração – 3 anos – mas são de nível superior, em que o aluno poderá fazer sua especialização. O que os difere da Licenciatura, por serem mais práticos. O interessado em se inscrever pode acessar o site www.uema.br/seletivosead. Lá ele encontrará o edital onde estão os pormenores. As provas serão no campi onde o curso será oferecido. Depois da inscrição ele saberá o local onde fará a prova, que ocorrerá dia 3 de julho”.

A equipe, junto com a diretora do Campus, professora Jordânia Maria Pessoa, visitou o polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), que tem parceria com a UEMA e é coordenado pelo professor Expedito Filho.

Em seguida todos foram a um encontro com a Secretária Municipal de Educação de Caxias, professora Ana Célia Damasceno, que falou sobre o trabalho conjunto entre as duas instituições: “Fazer parceria como essa que temos com a UEMA é sempre algo profícuo. Inicialmente porque os cursos e os professores são de excelente qualidade. É uma parceria absolutamente necessária numa cidade como a nossa, que respira educação, e cada vez mais a UEMA tem se mostrado uma das melhores parceiras da rede municipal. Para além dos cursos que são ofertados na UAB, ela tem outras parcerias conosco”.

Segundo a secretária, recentemente foram lançados dois editais para programas federais que vão empregar alunos oriundos do 8º e 9º períodos dos cursos de Pedagogia, Letras, História e Matemática da UEMA. São os programas do governo federal para os cursos de alfabetização nas escolas públicas do Ensino Fundamental.

“Temos parcerias em todas as dimensões, tanto da Secretaria de Educação quanto da UEMA. Nós só temos a agradecer à professora Jordânia pela receptividade e carinho e por trazer a equipe de São Luís para fazer esse momento tão importante e necessário. Essas conversas de educador são necessárias. Nós vivemos em um mundo de educação, onde as pessoas precisam das pessoas, e nós estamos aqui para fazer isso: uma educação de qualidade”, finalizou.

Por Emanuel Pereira