Documento preliminar do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UEMA está disponível para consulta pública


Por em 24 de maio de 2022



                                                                     

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) disponibiliza, a partir de hoje(24), o documento preliminar do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da IES, para contribuições da comunidade acadêmica e da sociedade.As sugestões e contribuições podem ser feitas no prazo de 40 dias, via formulário, acesse https://forms.gle/fEgQXL4ENL13mGA37.  

O plano é uma ação articulada pela Reitoria, Vice-Reitoria e Superintendência de Gestão Ambiental, por meio da Comissão Especial para Elaboração e Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UEMA (PGRS/UEMA).A intenção é que o plano seja adotado em todos os campi. 

De acordo com a presidente da Comissão, Ariadne Enes Rocha, é importante o comprometimento da gestão, docentes, alunos e servidores com o acompanhamento dos processos para o destino correto dos resíduos sólidos, evitando, assim, impactos negativos no âmbito social, econômico e ambiental. 

“O PGRS apresenta vinculação direta com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase aos ODS12 – Consumo e Produção Sustentável, articulada com os ODS13 – Ação contra a mudança global do clima, ODS14 – Proteger a vida marinha e ODS15 – proteger a vida terrestre”, explica Ariadne Rocha.

Já a superintendente de Gestão Ambiental da UEMA, Andréa Araújo do Carmo, ressalta que é estratégico para a IES construir coletivamente seu PGRS para avançar no planejamento integrados dos seus resíduos sólidos, pois a UEMA é certificada desde 2015 pela Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e, em 2022, entrou no GreenMetric Rankings.

“A UEMA tem trilhado um caminho orientado pelas certificações nacionais e internacionais, além da visão gerencial do Reitorado que colocou a gestão de seus resíduos como eixo estruturante, porém, sabemos que os desafios são crescentes e precisamos conclamar a comunidade acadêmica e maranhense para intensificar esse debate urgente! Participem e contribuam com a nossa consulta pública”, enfatizou Andréa Araújo. 

De acordo com o reitor Gustavo Costa, “o objetivo desse documento é fazer com que os resíduos sólidos gerados na Uema, tanto pela comunidade acadêmica como por fornecedores, tenham uma destinação adequada à luz da sustentabilidade e em consonância com as normas ambientais. O foco principal é evitar degradação ambiental, a poluição do solo, do ar e das águas, diminuindo a geração de determinados tipos de resíduos. Além disso, induz a práticas sustentáveis que têm um virtuoso papel educativo”, disse.

Conheça o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, acesse aqui.

Por Débora Souza



Últimas Postagens