Curso de Engenharia de Pesca da UEMA recebe novo prédio para ensino, pesquisa e extensão

Por em 6 de setembro de 2022

Estudantes, professores e servidores de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Maranhão receberam nessa segunda, 5, parte da obra do novo prédio para ensino, pesquisa e extensão do curso.

Dividido em duas alas, o edifício conta com estrutura de salas de aulas, biblioteca, setor administrativo, cantina e laboratórios para pesquisa na área da piscicultura.

Para a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, professora Ana Maria Silva de Araújo, esse foi um momento histórico. “Este 5 de Setembro será um dia marcado por muita felicidade. Em especial para professores e discentes de Engenharia de pesca. São mais de 10 anos sonhando com esse prédio. Faço aqui um reconhecimento a todos os docentes e discentes de Engenharia de Pesca que nunca desistiram do curso, na jornada até aqui. Agora teremos um espaço digno para o ensino e aprendizado”, frisou a diretora.

Elaine Cristina, Diretora do curso de Engenharia de Pesca, pontuou que a edificação é de toda comunidade acadêmica, que sempre será recebida com muito carinho na nova casa de ensino de Engenharia de Pesca da UEMA. “Que aqui se formem profissionais cada vez mais qualificados para a sociedade maranhense, que tanto carece de profissionais nessa área”, disse.

A Pró-reitora de Infraestrutura da UEMA, Fabíola Oliveira, recordou que muito além da estrutura física, o prédio de Engenharia de Pesca tem uma dimensão gigantesca. “Aqui está um grande esforço da gestão superior que fez com que essa obra parada por tantos anos fosse retomada e finalizada”, falou.

Por fim, Gustavo Pereira da Costa, reitor da Universidade Estadual, ponderou que o momento é de muita alegria e de alívio, pelos percalços que a obra gerou, e que essa nova edificação trará condições mais favoráveis para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na área de piscicultura. “Que possamos a partir do nosso trabalho, promover inclusão e transformações de vidas. Que esse espaço nos traga a condição técnica, mas também que todos vocês sejam muito felizes aqui”, concluiu.

Também estiveram presentes na solenidade diretores de centro, chefes de departamento, alunos, servidores e autoridades da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (SAGRIMA) do Maranhão.

Sobre o curso

O Curso de Engenharia de Pesca da UEMA é uma engenharia com duração de cinco anos e uma formação generalista. O aluno terá formação na área de exatas e biológica, estudando amplamente os organismos aquáticos, principalmente aqueles  de interesse econômico e sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos.

O Engenheiro de Pesca poderá atuar nas seguintes áreas:

– Ecologia aquática: estudando os animais e o ambiente aquático;

– Investigação Pesqueira: contribuindo para o estudo da dinâmica de populações e avaliações  de estoques pesqueiros;

-Tecnologia da Pesca: empregando técnicas de localização e captura de animais aquáticos;

– Tecnologia do Pescado: fazendo o controle higiênico-sanitário e cuidando da conservação e da industrialização  dos produtos pesqueiros;

– Aquicultura: desenvolvendo técnicas de reprodução e criação de organismos aquáticos (algas, moluscos, crustáceos e peixes, rãs e quelônios);

– Engenharia: atuando no desenho, construção e operacionalização de unidades de cultivo de organismos aquáticos;

– Administração e Economia Pesqueira: administrando, regulando e fazendo o ordenamento das atividades pesqueiras, pública ou privada;

– Planejamento Pesqueiro: elaborando, executando e avaliando programas e projetos em Pesca e Aquicultura;

– Extensão Pesqueira: atuando no desenvolvimento local, com a organização dos pescadores, visando o desenvolvimento econômico e social da região;

– Ensino e Pesquisa nas áreas relacionadas com as atividades pesqueiras.

Por: Walline Alves