Acadêmicos de Letras do Campus Caxias realizam exposição sobre países da comunidade lusófona

Por em 7 de julho de 2023

Na quarta-feira, 5, acadêmicos do Curso de Letras realizaram, em um dos pavilhões do Campus Caxias, uma exposição sobre Lusofonia. Estudantes do Ensino Médio da Unidade de Ensino Inácio Passarinho estiveram presentes.

A Profa. Me. Erlinda Bittencourt, do Curso de Letras, falou: “Estamos apresentando banners sobre Lusofonia (os 9 países que compõem a comunidade lusófona, aqueles que falam a língua portuguesa). Uma experiência muito rica, desenvolvida com alunos do 6º período do Curso de Letras, turno vespertino. Uma ação gratificante pois, com a pesquisa, se pôde aprender muito mais a respeito de cada um desses países. Os conceitos que tínhamos foram revisitados”, explicou.

Ela prosseguiu: “Muitas vezes a gente tem um conceito padrão, uma ideia vaga, distante, de uma realidade que, para ser entendida, é preciso que conheçamos de perto sua cultura, economia, forma de vida, de sobrevivência, educação, dança, esporte, música. É enriquecedor para nós e os alunos. Desmistificou-se muito o que era pré concebido de forma superficial. Aqui não só aprendemos, como nos orgulhamos de pertencermos a essa comunidade. Precisamos aprender e pesquisar mais sobre ela, que tem muito a nos mostrar”, acredita.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos que reúne todos os países de língua oficial portuguesa. Dentro dessa comunidade, o Brasil figura como principal representante, pois somos o país com o maior número de falantes da língua. São aproximadamente 230 milhões de falantes da língua portuguesa espalhados em 9 países de 4 continentes.

A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, Portugal, e é constituída por 9 Estados – Membros: Angola; Brasil; Cabo Verde; Guiné-Bissau; Guiné Equatorial; Portugal; Moçambique; São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O objetivo é a harmonia político-diplomática, a cooperação em todas as suas formas e a promoção e defesa da Língua Portuguesa, através de um intenso diálogo cultural.

Os acadêmicos Daniel Néri e Eline Franco falaram sobre Portugal: “Um dos objetivos é apresentar a história de Portugal, desde sua origem até hoje, explorar sua diversidade cultural, enfatizando as tradições, música, dança, literatura, arte, que fazem parte do patrimônio cultural português. Também mostramos os pontos turísticos do país”, disse Daniel.

“A Língua oficial do país é o português e a segunda língua é o mirandês. Alguns dos gêneros musicais são o fado, a pimba e a dança folclórica. Na literatura podemos citar Luís de Camões, Almeida Garret, Padre Antônio Vieira, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, José Saramago e Florbela Espanca”.

O fotógrafo David Sousa participou da atividade: “Exposição extremamente interessante. Muda a ideia que temos a respeito de um determinado país. Chegando aqui conhecemos outros aspectos, nos instiga, abre nossa mente e faz com que busquemos conhecer mais. Saímos daqui entendendo que cada um tem sua riqueza pessoal e, juntos, formam essa comunidade”, opinou.

A professora Antônia Miramar se manifestou: “Percebemos a quantidade de informações e o conhecimento que pode ser adquirido aqui. Nota-se que os alunos pesquisaram bastante, de modo significativo. Muito bom constatar que os acadêmicos estão aprendendo na prática aquilo que recebem teoricamente dos professores. Abordam a lusofonia de modo detalhado Um momento em que mostram suas habilidades”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira