Uema participa do I Seminário ‘A Primeira Infância Pede Passagem’

Por em 22 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou durante a manhã desta terça-feira (22), do I Seminário ‘A Primeira Infância Pede Passagem’, em parceria com a Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP) e a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O evento está programado para encerrar nesta quarta-feira (23), com uma programação de palestras, mesas redondas e oficinas voltadas à primeira infância.

O evento tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas voltadas para a primeira infância no Maranhão e conhecer as experiências exitosas que servem de insumo para engajamento nas atividades voltadas para a primeira infância, considerando os marcos do desenvolvimento infantil.

“Acredito que hoje nós temos uma formação forte, cada um dos citados aqui na mesa carregam uma experiência que nos ajuda a entender o processo das crianças, que apesar das adversidades, nós não podemos parar este processo, porque, vejo que temos profissionais de todo o Maranhão aqui, e são as pessoas estratégicas deste processo e a gente precisa criar uma rede para que isso seja forte, seja com a Universidade, seja com o governo, já que a chave para que toda a engrenagem se mova, é a integração. Se nos integrarmos nós teremos força, força esta para questionar recurso, politica pública, melhores condições”, comenta o Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o Prof. Dr. Paulo Catunda, um dos componentes da mesa de abertura do evento.

Ainda durante a manhã, os participantes puderam conferir uma conferência especial com o tema “Criança, Infância e Educação Infantil na Perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica”, do Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida Aveiro, coordenador da PPGE da Universidade Federal da Paraíba, com mediação da Prof. Dr. Ana Lucia Cunha Duarte, coordenadora do mestrado em Educação da Universidade Estadual do Maranhão.

“É muito difícil falar do meu compromisso com a primeira infância se eu não puder falar de outra parte do meu currículo, onde eu digo que sou filho de um ferroviário e uma servidora pública, que tive uma infância de um tênis, que comi frutas colhidas pela minha avó, na periferia da cidade de Montevidéu, colhidas no lixo. Este é um dos motivos do porquê estou aqui agora, porque acredito que cheguei até onde eu cheguei como professor, mestre, doutor e pós-doutor, é porque eu nunca esqueci do que um dia eu passei e por isso que devemos resgatar essa magia da infância, como já foi abordada aqui, uma magia que me faz poder ser criança hoje, mesmo após tanto anos”, comentou.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho