Uema realiza entrega de certificações para 26 projetos com o ‘Selo ODS Educação 2023’

Por em 26 de janeiro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Assessoria ODS Uema, realizou uma cerimônia, na tarde desta quinta-feira (25), em reconhecimento aos 26 projetos certificados com o Selo ODS Educação 2023. Essas iniciativas tornaram a Uema a segunda universidade do Brasil e a primeira do Norte e Nordeste a estar mais alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A certificação, nomeada de “Selo ODS Educação”, foi organizado pela Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Selo Social. “Os ODS são foco de uma agenda internacional, onde diversos países colaboram entre si para identificar problemas sociais e, a partir de então, desenvolver estratégias institucionais para solucionar esses desafios. Essa agenda envolve governos, estados, municípios e também universidades. A partir desses Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, a Uema criou uma assessoria específica para realinhar sua política institucional”, explicou Ariadne Rocha, chefe da Assessoria ODS.

Mais de 70 organizações de 17 estados brasileiros participaram do certificação. Os 26 projetos aprovados pela Uema nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, destacaram-se, sobretudo, na busca pelo aprimoramento do ODS 4 – Educação de Qualidade.

A cerimônia contou com a presença do magnífico reitor Prof. Walter Canales, o vice-reitor Prof. Paulo Catunda, a Chefe da Assessoria ODS UEMA, Prof.ª Ariadne Enes Rocha, além de pró-reitores e superintendentes, que ressaltaram a importância desse reconhecimento para a universidade e destacaram o papel fundamental que a instituição desempenha na promoção de uma educação alinhada aos princípios sustentáveis e à construção de um futuro mais equitativo e resiliente.

“Esse reconhecimento mostra para o Brasil inteiro o trabalho que é feito aqui nos nossos domínios e principalmente, é um trabalho que repercute pela sociedade naquilo que lhe é mais valioso, que é o planeta terra; o nosso futuro de uma forma cada vez mais sustentável”, comentou o reitor Walter Canales.

Ao conquistar o Selo ODS Educação, a Uema reforça o compromisso com a promoção dos valores e objetivos que visam construir um futuro melhor para todos, em consonância com a agenda global de desenvolvimento sustentável.

Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Essa agenda se fundamenta em 17 objetivos a serem implementados por todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa. São eles:

– ODS 1 – Erradicação da pobreza : Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

– ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

– ODS 3 – Saúde e bem-estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades;

– ODS 4 – Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos;

– ODS 5 – Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

– ODS 6 – Água potável e saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos;

– ODS 7 – Energia limpa e acessível: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos;

– ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos;

– ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

– ODS 10 – Redução das desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

– ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

– ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

– ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

– ODS 14 – Vida na água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

– ODS 15 – Vida terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

– ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

– ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Por Caio Marcos, da Ascom/Uema