Pesquisa com participação de pesquisador da Uema evidencia lacunas e desafios no estudo da biodiversidade amazônica
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 11 de fevereiro de 2026
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do professor José Roberto Sousa, do Curso de Zootecnia, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e University of Bristol/UFPA, amplia conhecimento científico sobre a biodiversidade amazônica com estudo publicado em revista internacional Proceedings of the Royal Society B.
O estudo, intitulado “Accessibility drives research efforts on Amazonian sarcosaprophagous flies”, identificou lacunas no conhecimento sobre moscas sarcosaprófagas da Amazônia e analisou como a acessibilidade influencia a pesquisa científica na região.
A pesquisa reuniu mais de 8 mil registros de moscas das famílias Calliphoridae, Mesembrinellidae e Sarcophagidae na Amazônia brasileira. Os dados mostram concentração de pesquisas em áreas próximas a rios e centros urbanos.
Participaram da pesquisa os docentes José Roberto Sousa (Uema), Maria C. Esposito e Leandro Juen (UFPA), além de Bruna Façanha (Unifap/UFPA), Raquel Carvalho (USP), Rony Almeida (UFS) e Filipe França (University of Bristol/UFPA).
Acesse o artigo completo no link https://royalsocietypublishing.org
Os pesquisadores compararam registros reais com um modelo que simula uma Amazônia igualmente amostrada. As moscas analisadas atuam na decomposição da matéria orgânica e têm relevância para a saúde pública e a ciência forense.
Os resultados indicam que 40% das áreas florestais apresentam probabilidade de conhecimento científico inferior a 10%, enquanto regiões mais acessíveis concentram a maioria dos registros disponíveis.
Com estudos como esse, a Uema fortalece a produção científica, amplia o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e contribui para o desenvolvimento de ações que apoiam a conservação ambiental e a tomada de decisões em benefício da sociedade.
Por: Ascom/Uema


