Professor do Cesita participa de Congresso em Vitória-ES

Por em 22 de agosto de 2014

O professor do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Itapecuru (Cesita), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gilberto Matos Aroucha, participou do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), que foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo.

Na oportunidade, o professor Gilberto apresentou o trabalho intitulado “A Organização Sócio-Espacial da Agricultura Familiar no município de Itapecuru-Mirim-MA: realidades e perspectivas”.

O trabalho é resultado de uma atividade desenvolvida em sala de aula pelos alunos do curso de Agronegócios da disciplina de Projeto Integrador IV. Durante a disciplina, os alunos produziram artigos, a partir do mapeamento da agricultura familiar de sete comunidades quilombolas do município de Itapecuru.

“De acordo com os resultados obtidos, foi feita uma condensação dos artigos, gerando um trabalho de organização espacial da agricultura familiar”, destacou o professor. “É muito gratificante apresentar um trabalho produzido pelos próprios alunos em um evento nacional. É preciso, dar vida aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, oferecendo para a sociedade o fruto do processo de ensino-aprendizagem”, finalizou.

O Congresso Brasileiro de Geógrafos–CBG, realiza-se a cada 10 anos desde 1954, reunindo geógrafos (estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, técnicos e todos aqueles que pensam e agem no mundo a partir da Geografia) de todo Brasil para debater os rumos da Geografia brasileira e da AGB.

O Congresso contou com a realização de Espaços de Diálogos e Práticas; Grupos de Trabalhos; Espaços de socialização de coletivos; Trabalhos de Campo; Mesas Redondas; Atividades Culturais; Manifestação; Plenárias Políticas; Plenária Final; Assembleia das Locais e Diálogo de Abertura