Uema celebra cerimônia de Outorga de Títulos

Por em 31 de março de 2012

Em clima de festividade, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite de ontem (30), a cerimônia de Outorga de Títulos dos egressos do 2º semestre de 2011, na Fábrica Recepções – Turu.

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador do Maranhão, Washington Luiz Oliveira; o reitor José Augusto Oliveira; a Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Olga Simão; os pró-reitores da Uema, de Graduação, Maria Auxiliadora de Mesquita; de Planejamento, Antônio Pereira; de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra; e de Administração, Walter Canalles;  a presidente do Conselho Regional de Administração do Maranhão, Isabelle Martins; bem como diretores de Centros de São Luís e  de Cursos, chefes de Departamentos e convidados.

O vice-governador, que na ocasião representava a governadora Roseana Sarney, destacou: “Uma solenidade como essa não representa apenas um rito de passagem, representa mais. Sinaliza para o fato de que o estado cresce em conhecimento, em habilidades, em competências técnicas e profissionais. E esta deve ser nossa maior riqueza: o capital intelectual, o capital humano. Parabéns”, felicitou Washington Luiz.

Na oportunidade, com muita satisfação o professor José Augusto Oliveira disse aos formandos: “O vosso grande desafio é contribuir para as novas gerações. Romper o desequilíbrio social. Aumentar o conhecimento dos excluídos. Integrar a sociedade de maneira solidária. Usem vossos conhecimentos para melhorar a vida de todos. Sejam não somente futuros profissionais, mas profissionais do futuro”, declarou o reitor.

Fernanda Raquel Rodrigues, em seu discurso como oradora oficial dos graduandos, citou a frase de Shakespeare: “Se os seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo. Agora, construa os alicerces”. Ela falou também que aquele era um “momento de aceitação e reflexão, de olhar para frente e ver que a vida é feita de fases e que esse é só o começo”.

O professor Luís Alfredo Lopes, representando os paraninfos das turmas, citou, por sua vez, Gandhi: “Você deve ser a mudança que você deseja ver no mundo", afirmando que as pessoas não vieram ao mundo para sugá-lo, e que é uma questão de honra deixá-lo melhor.

Para o egresso do Curso de Geografia Licenciatura, Aurélio Galdênio, além de ser a realização de um sonho, é uma realização pessoal ter se formado em Geografia. “É uma profissão que satisfaz a minha alma”. Sobre a Universidade, Aurélio enfatizou: “A Uema é uma mãe para mim, pois foi ela quem me deu todo apoio pedagógico, onde me relacionei, aprendi, pesquisei”.

A Uema entrega à sociedade, 207 profissionais formados nos cursos regulares de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Agronomia, Ciências Sociais, CFO. Bombeiro, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Zootecnia, Medicina, Ciências Biológicas, História, Letras, Química, Física, Pedagogia, Geografia, Música, Matemática e Zootecnia. Além de formados nos sequenciais em Administração de Negócio e Gestão em Segurança do Trabalho.