Uema realiza Aula Inaugural de Cursos Técnicos


Por em 23 de julho de 2012



Aconteceu, na manhã de sábado (21), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a Aula Inaugural dos Cursos Técnicos, modalidade a distância, da Rede e-TEC Brasil, promovidos pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec).

O evento foi transmitido por videoconferência via internet, pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), aos polos do Núcleo em Arari, Santa Inês, Bacabal, Pedreiras, Pinheiro, Colinas, Brejo, Caxias, Codó, Timon, Coroatá, Açailândia, Grajaú e Barra do Corda.

Compuseram a mesa de abertura o reitor da Uema, José Augusto Oliveira; a secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra; a secretária de Estado de Cultura do Maranhão, Olga Simão; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Guerra; a pró-reitora de Graduação (PROG), Maria Auxiliadora Cunha; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Vânia Lourdes Martins; a representante a Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão, Vera de Carvalho; o coordenador do UemaNet, Roberto Serra; e o coordenador executivo do Programa Maranhão Profissional, Fernando Lima.

Na oportunidade, o professor José Augusto, agradeceu a presença de todos e destacou: “O UemaNet configura-se um dos instrumentos mais eficazes desta universidade, a serviço do estado, no combate à pobreza e à desigualdade social, pela possibilidade de atingir um contingente da população maranhense ainda não beneficiado pelo ensino regular presencial. A Uema, a universidade de todos os maranhenses, está aqui hoje, com autoridades do estado, levando a educação superior como prática inclusiva de justiça, de equalização social, de busca permanente do desenvolvimento sustentável e de melhor qualidade de vida para população maranhense”.

Durante a solenidade, a secretária Rosane Guerra ressaltou que a implantação dos Cursos Técnicos a Distância tem uma extrema importância, pois visam atender as necessidades do Maranhão. “Espera-se com esse Programa a ampliação das possibilidades relacionadas às instalações de grandes empreendimentos, ou dos já implantados no estado, tendo em vista que a capacitação de recursos humanos, bem como, o desenvolvimento científico e tecnológico, são aspectos fundamentais nas demandas do estado”, declarou a secretária. 

Desfeita, a mesa diretora, o palestrante convidado, Renato Alberto Oliveira, instrutor em mais de 200 edições do “Seminário Empretec”, no Brasil e em vários outros países, ministrou o tema “Empreendedorismo: o comportamento como chave do sucesso profissional”, no qual discutiu, dentre outros assuntos, o que é empreendedorismo, quais os passos para empreender, e como aplicar à sua realidade.

A Uema, o MEC e a Sectec ofereceram para 18 municípios maranhenses, 6 mil vagas, em 13 cursos técnicos de nível médio gratuitos, nas áreas de: Alimentos, Edificações, Contabilidade, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Controle Ambiental, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho, Meteorologia, Informática, guia de Turismo, Rede de Computadores e Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação (TI). 

 



Últimas Postagens