Professor da Uema e Ifma é homenageado no VII Conem

Por em 4 de agosto de 2012

Durante o VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem), o professor Valdemar Silva Leal, docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), foi homenageado pela comissão organizadora pelos seus anos de dedicação à Engenharia Mecânica, no Ensino Superior e, consequentemente, na sociedade ludovicense.

Valdemar Leal graduou-se em Engenharia Mecânica pela Uema; possui especializações em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufsca) e em Engenharia Mecânica pela Uema; além de mestrado e doutorado na área de Ciência e Engenharia de Materiais, também pela Ufsca.

Sobre a homenagem, Valdemar afirma, “devo isso aos meus alunos, por meio deles eu consegui adquirir conhecimentos, dedicar toda minha vida a essa profissão. Todo estudante quando termina um curso de graduação e consegue um emprego para mim é algo gratificante, porque eu vejo nele e no potencial que ele possui, alguma coisa que eu contribui”.

Professor há 31 anos na Uema e 23 no Ifma. O engenheiro atua principalmente em temas referentes à conformação por spray, liga fe-6%si, microestrutura e parâmetros de processamento.

“Comecei minha vida acadêmica na Uema, e logo que terminei a graduação fui convidado para ensinar, tinha outras opções de trabalho, mas fiz a escolha. Sou professor por profissão, por achá-la digna, honesta e muito bonita, continuo fazendo meu trabalho até hoje com caráter e dedicação”, relembra.

Sobre a Engenharia Mecânica, Valdemar enfatiza: “há várias ramificações, cada uma com suas potencialidades e seus pormenores, mas o mundo evolui. A tecnologia está crescendo a cada dia e a engenharia é uma área de ponta. O crescimento do mundo está pautado basicamente nas ciências”.