Acadêmicos de Agronomia realizam visita técnica em Petrolina

Por em 3 de outubro de 2012

Docentes e discentes do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizaram, recentemente, a tradicional viagem técnica ao Perímetro Irrigado do Vale do São Francisco nos municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.

Acompanhados pelos professores do Curso de Agronomia, os 27 discentes do segundo período e cinco formandos tiveram a oportunidade de vivenciar situações reais da cadeia produtiva dos sistemas agroindustriais e alimentares que transformaram a paisagem do semi-árido brasileiro.

Durante a visita, os alunos conheceram os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico do Semi-Àrido (CPATSA/Embrapa). Também conheceram outros projetos agroindustriais de iniciativas públicas e privadas, tais como fruticultura e olericultura irrigadas com produção de frutas exportáveis em larga escala, pecuária (ovino e caprino) e agroindústria processadora de frutas. E ainda puderam dimensionar os impactos ocorridos naquela região a partir da implantação dos Pólos de Irrigação.

A viagem possibilitou aos estudantes a participação em uma série de atividades relevantes, que contribuíram para complementar a sua formação profissional, a apartir de uma nova realidade rural.

Utilizadas como ferramentas de extensão, as visitas técnicas à região do Vale do São Francisco já integram o calendário anual do curso de Agronomia. Assim como nos anos anteriores, o roteiro da visita foi elaborado por técnicos do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico do Semi-Àrido (CPATSA/Embrapa), representados pelo pesquisador Elder Manoel de Moura Rocha que acolheu muito bem a comitiva da Uema.

Na ocasião, os professores Francisco Nóbrega, Airton Antelmo, Evandro Chagas, José Ribamar Abdalla, Maria Rosangela Malheiros Silva, Maria José Pinheiro Corrêa e Ana Maria Silva Araújo acompanharam os estudantes nessa relevante atividade extensionista.