Começa o II Seminário de Desenvolvimento Socioespacial e Regional

Por em 16 de setembro de 2013

Durante a manhã de hoje, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Socias Aplicadas (CCSA), a solenidade de abertura do II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR). Nesta segunda edição, o Seminário discute até o dia 19, a temática “Desenvolvimento, Crise e os Novos Embates da Atual Fase de Transnacionalização do Capitalismo”.

Participaram da mesa de autoridades a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, Zulene Muniz Barbosa e o professor José Antônio Carvalho, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que destacou a importância do Programa para a produção científica da Uema.

Em sua fala, a professora Zulene Barbosa ressaltou a importância do espaço de discussão para que graduandos e pós-graduandos possam trocar conhecimentos. “Esse evento é comemorativo aos três anos do Programa em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, pensando nisso, estamos abrindo espaço para os alunos da primeira turma e da segunda turma apresentar à Uema e à sociedade em geral, os primeiros resultados das dissertações de mestrado. Por isso é importante a participação dos alunos da graduação e da pós-graduação, porque este é um link necessário para a consolidação do Programa”, pontuou.

O Seminário acontece até a próxima quinta-feira (19), com uma programação voltada para o debate sobre o Maranhão como um problema teórico e empírico, a partir das pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Programa.

Lançamento de Livro

Além das conferências, mesas de debate e discussões, o II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional conta com o lançamento do livro: Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina, do professor Carlos Eduardo Martins, do Departamento de Ciência Política da UFRJ.

O lançamento acontecerá na sexta-feira (20), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo a partir das 11h.