Governo realiza cerimônia de entrega de diplomas Médicos revalidados pela UEMA

Por em 11 de março de 2021

cerimoniarevalidaO Governo do Estado Maranhão realizou na manhã desta quinta-feira (11) a cerimônia virtual de entrega das apostilas dos diplomas médicos expedidos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras e revalidados pela Universidade Estadual do Maranhão.

Participaram do evento o governador do estado do Maranhão, Flavio Dino; o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor da Instituição, Walter Canales; a Pró-reitora adjunta de graduação e presidente da comissão permanente de revalidação da UEMA, Fabíola Santana, além de autoridades politicas, docentes e graduados em medicina.

cerimoniarevalidagovernador O governador frisou que a entrega das apostilas representa mais que uma formalidade, mas a realização de um sonho. “Fizemos hoje um ato de justiça e um bem para o Brasil. Tenho certeza que esse amor revelado pela emoção de vocês significa que nossa universidade está propiciando que 13 novos profissionais sejam incorporados aos serviços de saúde em um momento tão difícil e tão desafiador para nossa sociedade”, disse.

Flavio Dino destacou os desafios impostos no processo de revalidação dos diplomas de Medicina. “Enfrentamos até demandas judiciais contra a revalidação e hoje estamos apenas cumprindo a lei. Tenho certeza que nosso integra a vida de vocês e espero que possam levar o nome do nosso estado e da nossa universidade com muita honra e orgulho, porque fizemos e vamos continuar fazendo, nos termos da lei, para que essa conquista possa ser celebrada por todos os que têm esse direito”, afirmou.

Ainda durante a cerimônia o governador anunciou a licitação para as obras de ampliação do prédio do Centro de Ciências da Saúde, do Campus de Caxias.  cerimoniarevalida2

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, a decisão da Universidade de revalidar de diplomas está baseada na dimensão ética da instituição, em que todas as escolhas e decisões primam pela vida e pelos interesses de toda sociedade. “A decisão da UEMA abrir um processo para revalidação de diplomas é um exemplo desses pressupostos éticos e traz uma mensagem muito clara do compromisso que assumimos como universidade com este futuro pós-pandemia. A UEMA agiu no exercício de suas prerrogativas, dentro de um ambiente institucional político que incentiva e apoia o que é correto, sério, responsável e melhor para o conjunto da sociedade”, enfatizou.

cerimoniarevalidareitorO reitor agradeceu ainda o apoio do governo no processo de revalidação e parabenizou os médicos. “Gostaria de agradecer ao governador porque somente com a liberdade e o apoio diário que concede a nossa instituição foi possível termos a tranquilidade e o tempo necessário para cumprir esta primeira etapa. Agradeço também aos médicos que acreditaram na UEMA e no Maranhão. Levem para o exercício profissional de vocês essa mensagem que nossa universidade e nosso estado estão dando diariamente, nada é mais importante que a vida. Que vocês tenham excelente jornada de vida e que salvem outras vidas”, disse.

cerimoniarevalidafabiolaSegundo a Pró-reitora adjunta de graduação e presidente da comissão permanente de revalidação, Fabíola Santana, a  UEMA recebeu mais de 4 mil inscrições para o processo de revalidação. Atualmente mais de 1,5 mil permanecem no processo. “A capacidade de atendimento simultâneo previsto em edital é de 45 candidatos, do primeiro grupo, 13 médicos enquadraram-se na tramitação simplificada conforme o estabelecido pelas normas do Ministério da Educação. Os demais candidatos seguem na tramitação detalhada e cumprirão as demais etapas, todas obrigatórias e de caráter eliminatório”, frisou.

cerimoniarevalidamedicaA médica Joquibede Camilo de Lima Ramos, formada pela Universidade Técnica Privada Cosmos-Cochabamba/Bolivia, falou representando os 13 profissionais com diplomas revalidados. “Hoje é dia de celebrar a nossa revalidação e quero agradecer a este estado que tão nobremente nos permitiu alcançar a realização desse sonho. Gratidão por esta instituição que tão bravamente lutou contra ideias equivocadas, mostrando um processo célere, amparado legalmente. Somos gratos aos países e universidades que nos acolherem por longos seis anos, e aos nossos familiares e amigos que de maneira incondicional sempre nos apoiaram. Reiteramos o nosso compromisso em ser excelentes profissionais, procurando honrar de maneira responsável esta Universidade que hoje nos permite o direito de exercer essa profissão em nosso país” afirmou.

Por: Polyanna Bittencourt