Reitor da UEMA é agraciado com a medalha Graça Aranha no aniversário de 114 anos da AML

Por em 11 de agosto de 2022

Na noite dessa quarta-feira (10), a Academia Maranhense de Letras (AML) realizou a solenidade de aniversário dos seus 114 anos de existência, com a participação do presidente Lourival Serejo, da vice-presidente Laura Amélia Damus, de acadêmicos e de personalidades, que receberam a medalha Graça Aranha.

As homenagens foram divididas em três partes, na primeira receberam a medalha os representantes da mesa diretora, depois outras autoridades, e, por último, os acadêmicos da AML. Ao todo, foram homenageadas 40 pessoas das diversas áreas de atuação no Maranhão.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, esteve presente nas comemorações. Agraciado com a medalha Graça Aranha, o professor destacou o evento como uma festa importante para a continuidade do processo de elevação do conhecimento literário maranhense, reverenciado no Brasil e no mundo.

“Ontem, na Acadamia Maranhense de Letras, Casa Antonio Lobo, tive a alegria de ser agraciado com a medalha do Mérito Graça Aranha, fiquei muito feliz e senti-me distinguido pela concessão, um reconhecimento da AML, seguramente pela atuação à frente da UEMA nesses últimos anos de parcerias feitas com aquela entidade, sobretudo, quanto à edição de livros”, disse o reitor.

O professor Gustavo lembrou, ainda, que esta medalha materializa uma evidência de que todos, inspirados pelo exemplo de Graça Aranha, “estamos comprometidos com a preservação da memória cultural, da memória histórica e também institucional”.

O presidente da academia, Lourival Serejo, ao falar sobre o aniversário da entidade, disse que “o momento é de festa, de alegria e de comemoração pelo êxito que tivemos em manter a academia funcionando por 114 anos. Isso é um exemplo de tenacidade em um mundo em que a cultura está sempre em segundo plano”.

Ainda dentro da programação, hoje, às 17h, foi ministrada a conferência, com o tema” Graça Aranha e a Semana de Arte Moderna”, pelo juiz e acadêmico Manoel Aureliano Neto.

Amanhã, 12, às 17h, acontecerá a palestra do poeta Salgado Neto, que enfocará o tema “Novos Caminhos da Literatura: poesia para quem precisa”. Em seguida, será feito o lançamento da Revista da AML, edição 2022.1, com a apresentação dos acadêmicos Benedito Buzar e Sônia Almeida.

A AML foi fundada em 10 de agosto de 1908, por Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, I. Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva.

A academia é um importante instrumento para a preservação e propagação da rica literatura maranhense e também da cultura do Estado do Maranhão. A entidade possui 40 membros, tendo atualmente 38 cadeiras ocupadas e duas vazias.

O evento foi encerrado com o discurso do ex-presidente da República e acadêmico da AML, José Sarney, que, entre outros assuntos, discorreu sobre a relevância da literatura para o avanço intelectual de uma nação, e, por fim, da vida e obra de Graça Aranha.

Por Alcindo Barros