UEMA recebe Comissão do CEE para discutir recredenciamento da IES

Por em 3 de agosto de 2022

A administração superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), reuniu nessa terça-feira (02), pela manhã, no prédio da Reitoria, Campus Paulo VI, com a Comissão do Conselho Estadual de Educação (CEE), com o objetivo de discutir o recredenciamento da instituição para os próximos 5 anos.

A reunião foi coordenada pelo reitor Gustavo Pereira da Costa e contou com a presença do vice-reitor Walter Canales, de pró-reitores, diretores de centros, assessores,
coordenadores de programas.

Durante a reunião, o professor Gustavo fez uma apresentação em que mostrou uma visão geral e panorâmica dos avanços da universidade nos últimos anos, nas suas
diversas áreas de atuação em todo o Estado do Maranhão. “A UEMA passa por um processo de recredenciamento, recebendo nesses três dias, a comissão designada pelo Conselho Estadual de Educação, a quem cabe e tem a competência para analisar a verificação feita pela nossa comissão e depois deliberar sobre o recredenciamento, o que é, na verdade, um processo de avaliação da instituição”, esclareceu o professor.

Gustavo Costa enfatizou, ainda, que a UEMA já disponibilizou todas as informações solicitadas, no que se refere à graduação, pós-graduação, pesquisa, corpo docente e infraestrutura “Estou muito confiante com os resultados desse trabalho e tenho certeza que nós vamos avançar em nosso conceito e reconhecimento, por parte do CEE, do esforço da nossa universidade, de sua comunidade e de sua gestão, nos últimos anos. Isso vai nos permitir dar mais um passo no sentido de consolidar a UEMA como instituição”, destacou.

Conforme explicou o responsável pela Camisão instalada pelo CEE, professor Ramildo Sampaio, “enquanto comissão temos um trabalho que envolve uma leitura exaustiva de toda documentação disponibilizada pela UEMA, além de reuniões com os diferentes segmentos acadêmicos e visitas à infraestrutura da instituição para que possamos recolher as evidências e subsídios de modo a construir um relatório que será utilizado pelo Conselho, a quem cabe renovar esse ato de funcionamento da universidade. Esse relatório é o subsidio maior que o CEE tem para poder fazer a renovação do ato legal de funcionamento UEMA” destacou o coordenador Ramildo.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Roberto Serra, a UEMA se submeteu no último mês de abril dentro da data limite estabelecida pelo Conselho a um processo com pedido de recredenciamento. Nesse processo, a universidade reuniu um acervo documental que comprova as evidências necessárias para a formação superior, atuando em diversas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão.

“Então, a partir dessa constatação, o CEE designou uma comissão para a avaliação das condições de instalações da instituição que ao final do processo de reuniões e
visitações, eles elaboram um relatório, que é encaminhado ao Conselho, que receberá uma nota, que varia de 1 a 5”, comentou Roberto.

E acrescentou: “Na última avaliação recebemos nota 4 e para este novo ciclo, temos uma grande expectativa de que nossa nota seja melhor pontuada, porque hoje reunimos condições muito mais favoráveis do que a que tínhamos há cinco anos” concluiu Roberto.

Por Alcindo Barros