UEMA realiza o XIII Encontro de Administração e Pensamento Social Brasileiro

Por em 28 de outubro de 2022

Durante 3 dias a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) sediou o XIII Encontro de Administração e Pensamento Social Brasileiro, simultâneo ao X Encuentro Internacional de Administración e Pensamiento Social Latinoamericano, promovido pelo Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS) do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense.

Para o último dia de evento foi apresentada a mesa com o tema Guerreiro Ramos e o Pensamento Social Latino-Americano, com a Coordenação do reitor Gustavo Costa (UEMA) , participação do Prof. Dr. Fernando Lopez (UASB-EC)  e do Prof. Dr. Ariston Azevedo (UFRGS).

” Chegamos hoje ao Terceiro e último dia do nosso encontro que celebra o Bicentenário da Independência, o Centenário da Semana de Arte Moderna e os 40 anos de falecimento de Alberto Guerreiro Ramos. O encontro propõe estudar a administração a partir do contexto nacional,  discutir o papel do sociólogo  Alberto Guerreiro Ramos e o pensamento social da América Latina,” afirma o Reitor Gustavo Costa.

O evento ocorreu em formato híbrido e teve a participação de pessoas de mais de 10 países.

” O objetivo desse encontro é aprofundar e ampliar o conhecimento vinculado a administração, junto com outros cursos principalmente da ciência social. Esses estudos estão relacionados  diretamente com o pensamento alternativo que é o pensamento social brasileiro e o pensamento social latino americano,” conclui o Prof. Dr. Fernando Lopez (UASB-EC).

Sobre o ABRAS

O ABRAS foi criado em 1988 no Departamento de Administração da UFF e tem por objetivo objetivo central o estudo do “espaço-dinâmica organizacional” no Brasil como fenômeno histórico, político, econômico e cultural, isto é: como lócus de (re)produção do simbólico sobre o trabalho, seu sítio de ocorrência e sua gestão, tendo como referência teórica o pensamento social e os intérpretes do Brasil. Atualmente, o ABRAS reúne pesquisadores de mais de 40 instituições da América Latina e Península Ibérica.

Por: Priscila Abreu

Fotos:Luis Paulo