UEMA realiza formatura do Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI)

Por em 22 de novembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) por meio da Universidade Aberta Intergeracional (UNABI) certificou nessa segunda feira(21) cerca de 51 alunos dos polos Bacabal, Codó, Grajaú, Itapecuru Mirim e São Luís. O evento foi realizado de forma presencial no auditório da UEMANET campus Paulo VI e virtual através do canal da UEMANET no Youtube.

O Programa UNABI é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE)  e objetiva promover atividades socioeducativas que oportunizem a formação continuada, inserção social e qualidade de vida da pessoa idosa, aprimorando seus conhecimentos e contribuindo para a elevação dos níveis de saúde física, mental e social, além de aproximar e promover a interação entre a Universidade e outras gerações.

A solenidade de certificação aconteceu no auditório do UEMANET  e contou com a presença do reitor Gustavo Costa, do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) Paulo Henrique Aragão Catunda, da  coordenadora geral da UEMANET Ilka Serra, da coordenadora geral da UNABI, Efigênia Magda Vieira de Oliveira, do Assessor da reitoria José Macedo, além de professores do Programa UNABI, diretores de centros, coordenadores, professores e familiares dos alunos.

“ Gratidão a esse programa que nos é valioso e muito caro que é o programa Universidade Aberta Intergeracional- UNABI .A UEMA tem se dedicado nos últimos anos a reafirmar o seu compromisso em ampliar oportunidades e a cerimônia de hoje encerra o ciclo de formação com uma turma de 51 alunos, distribuídos entre os polos onde o programa atua. É uma alegria e uma satisfação tê-los conosco ,”ressalta o reitor Gustavo Costa.

Para a oradora oficial da turma , a formanda Petrolina de Jesus Lopes Galvão, a celebração marca um momento de muita alegria e emoção “ Hoje a palavra é gratidão a Deus por vivenciar esse momento, gratidão a nossa turma por me conceder a oportunidade de ser oradora numa tarde de encontro e celebração. Hoje é um dia de alegria e comemoração pela conclusão do curso de educação para o envelhecimento, esse momento tem um sabor especial, um sabor de vitória,” conclui.

“ A palavra que me define hoje, o sentimento que me move é a gratidão. Mais que uma palavra, hoje esse sentimento tem um novo significado , devido a pandemia,  por isso gratidão a Deus por nossas vidas,” afirma a coordenadora geral da UNABI, Efigênia Magda Vieira de Oliveira.

A solenidade contou também com a presença do coral vozes da UNABI.

Sobre o Programa

O Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional (UNAB)I criado em 2016 pela Universidade Estadual do Maranhão é resultante do compromisso político social desta IES com melhoria da qualidade de vida da população maranhense. Constitui-se um desafio e uma nova experiência ao proporcionar a pessoa idosa acesso ao conhecimento e à troca de experiências por meio de atividades socioeducativas.

Por Priscila Abreu

fotos Luis Paulo